Hoje, terça-feira, 6 de fevereiro, está sendo celebrado mundialmente o Dia da Internet Segura. Essa iniciativa ocorre anualmente com a finalidade de conscientização sobre o uso seguro, ético e responsável do acesso à rede. No Brasil a campanha é divulgada pela SaferNet Brasil.
Com o aumento de casos de cyberbullying, apologia ao crime, intolerâncias diversas, ciberataques entre outros, pela internet, os parceiros da organização passaram a contribuir com a criação de cartilhas educativas, palestras e vídeos sobre o tema. E para celebrar o Dia da Internet Segura no Brasil, preparamos um guia com as principais recomendações para quem busca navegar na web com segurança:

Redes Sociais e aplicativos de mensagens

Fique atento a links compartilhados, mesmo que ele tenha sido enviado por contatos confiáveis. Links com promoções e notícias costumam redirecionar seu acesso para sites com conteúdo malicioso e podem infectar seu computador e celular e, ainda, coletar informações pessoais.

Programas não licenciados

Além de infringir as leis de propriedade intelectual, a instalação de programas não licenciados, incluem algum software malicioso que pode ser utilizado como porta de entrada para vírus e roubo de suas informações pessoais. Segundo dados do IDC ( International Data Corporation) 1 de cada 3 empresas que instalam software pirata encontram algum tipo de programa malicioso.

Aplicativos de celular

Assim como programa de computador, os celulares também possuem aplicativos não licenciados que podem conter algum tipo de malware. Evite instalar aplicativos fora das lojas oficiais dos sistemas.

Segurança no Computador

Mantenha sempre o seu sistema operacional atualizado. Atualizações evitam que falhas de segurança possam ser utilizadas por atacantes. Um outro aliado é a utilização de um Antivirus para evitar que programas maliciosos possam infectar seu computador.

Compras na Internet

Com o aumento de compras online novos sites maliciosos surgem a cada dia, sendo assim a preocupação com o fornecedor deve existir. O Procon mantém uma lista de sites que devem ser evitados nas compras online. Você pode acessar essa lista no link abaixo:
http://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

Acesso ao Internet Banking

Sistemas bancários são muitos visados, sendo assim sempre desconfie de sites ao menor sinal de diferença em relação ao que você está acostumado. Lembre-se, nenhum sistema bancário solicita que você forneça todas as chaves de acesso.

Senhas

Utiliza senhas com um certo grau de complexidade. A utilização de senhas simples, como sequência de carácteres (123456) ou data de aniversário são facilmente descobertas pelos atacantes. Segue o link abaixo a relação das 100 senhas mais utilizadas em 2017 e que você deve evitar: https://13639-presscdn-0-80-pagely.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2017/12/Top-100-Worst-Passwords-of-2017a.pdf

 

Dica de senha falsa

Se você tiver o menor sinal de dúvida que o site ao qual você está acessando está diferente do habitual e você precisa utilizar alguma senha, faça algo simples, forneça uma senha incorreta, se o site aceitá-la, com certeza ele é um site modificado e você deve evitá-lo.

The following two tabs change content below.

Iuri Oliveira Carvalho

Diretor de Operações

Latest posts by Iuri Oliveira Carvalho (see all)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *