É muito comum ter algumas dúvidas sobre hospedagem, são muitos termos técnicos e opções, por isso preparamos essa matéria para você entender melhor sobre hospedagem e tudo o que você precisa para sua empresa.

O que é a hospedagem?
Dito de uma forma bem simples, hospedagem é um ambiente virtual utilizado para armazenar todos os arquivos de um site ou e-mail que ficarão acessíveis via internet. A hospedagem, que abrange uma série de recursos, é alugada por empresas que prestam este serviço e que também são conhecidas como provedores de hospedagem.
Atualmente são várias as empresas que disponibilizam esse tipo de serviço para garantir o funcionamento correto do seu site e de seus e-mails. Vale ressaltar, no entanto, a importância de contratar os serviços de uma empresa que garanta uma hospedagem de qualidade pois o objetivo é fazer com que os e-mails e sites hospedados permaneçam em produção na maior quantidade de tempo possível.

Como escolher a melhor hospedagem?
É preciso escolher uma empresa que ofereça um plano que esteja de acordo com as necessidades do seu negócio, levando em consideração fatores como espaço de armazenamento, suporte, plataforma de auxílio, banco de dados, acesso a zona de DNS e alguns outros recursos. Mas antes de pensar em hospedagem é preciso que sua empresa registre um domínio.

O que é um domínio?
O registro do domínio é fundamental para garantir seu nome refletivo no site e e-mails de sua empresa na Internet. O domínio é o endereço eletrônico de uma página/empresa, exemplo: minhaempresa.com.br. Diferentemente da marca, o domínio pertence a quem o registrar primeiro, mesmo que o responsável pelo registro não seja o proprietário da marca. Por isso, é importante registrá-lo e renovar sempre que a anuidade expirar para que não sejam gerados problemas futuros.

Como registrar um domínio?
O registro de domínios deve ser feito no Registro.br, órgão que registra os nomes de domínios no Brasil, com finais “.com.br”, como no exemplo acima. Assim, ao registrar um domínio, outra pessoa não poderá utilizar o mesmo nome que você. Para registrar o domínio é necessário pagar uma pequena taxa e renovar o registro conforme sua escolha na hora da compra, o prazo mínimo é um ano.
Para que serve?
O domínio confere um endereço eletrônico na Internet para facilitar que seus clientes encontrem sua empresa e serve também como proteção adicional à marca. Geralmente, quando se abre uma empresa, é ideal já realizar o registro do domínio com o nome igual ou similar ao nome escolhido para sua empresa, para não correr o risco de outra pessoa realizar esse registro, até mesmo para vendê-lo mais caro depois.
O domínio confere ao seu proprietário um endereço, que possibilita também a criação de contas de e-mail, como nome@suaempresa.com.br e facilita o contato com os clientes, mostrando para eles uma apresentação profissional de seu negócio.

Confira alguns benefícios de Registrar seu Domínio:
Evitar que outras pessoas usem o nome de seu negócio confundindo seus clientes;
Proteção e fortalecimento da marca;
Passar credibilidade;
Permite o uso de e-mails empresariais;
Presença online.

Preciso comprar mais de um domínio?
Não precisa, porém, comprar mais de um domínio para a sua empresa evita que um concorrente ou outra pessoa qualquer tenha um domínio parecido e cause prejuízos para a sua marca. Além de aumentar suas chances de ser encontrado e, consequentemente, os contatos e vendas.

É interessante, que ao comprar um domínio finalizado em .com.br, você também realize a compra do domínio finalizado em .com e crie um redirecionamento entre os dois, sendo assim, mesmo que uma acessar o seu site com .com.br ou somente .com, ela será redirecionada para a sua empresa. A mesma configuração é possível de ser realizada para os serviços de e-mails, se uma pessoa enviar um e-mail para sua empresa para sua conta .com.br ou .com. você receberá-lo sem problemas.

Existem tipos de hospedagem?
Sim, por isso a importância de escolher um plano que irá se adaptar às necessidades de quem precisa fazer uma hospedagem. O tipo mais comum e mais utilizado é:

Hospedagem compartilhada
Preços mais baixos, pois, várias pessoas ou empresas podem utilizar um mesmo servidor compartilhado.

Vantagens da hospedagem Compartilhada:
Custos baixo e fácil de usar.

O oposto da hospedagem compartilhada seria:
Hospedagem dedicada
Você tem um servidor exclusivo, com mais capacidade e velocidade de processamento.

Vantagens da hospedagem Dedicada:
Flexibilidade e personalização: escolha do hardware (memória, espaço em disco, processador) exato e as especificações do sistema operacional, pode também, configurar e ajustar sua configuração para atender as suas necessidades.

Entre esses dois tipos, temos:
Servidor Virtual (VPS):
Esta opção é como se fosse um servidor dedicado dentro de um servidor compartilhado.
É indicado para aplicações que precisam acesso total ao sistema operacional mas que não precisem de muita capacidade de processamento.

Além disso temos também:
Hospedagem em Cloud:
É a evolução do Servidor Virtual, pois permite a rápida migração para outro hardware caso apresente falhas.
Então antes de escolher seu plano, é ideal que você escolha uma empresa que te oriente a melhor forma de realizar sua hospedagem e te auxilie em todo o processo de hospedagem ou migração, que irá oferecer aquilo que sua empresa precisa.
A MAV é uma empresa com mais de 15 anos de mercado e com soluções voltadas para o mercado brasileiro, trazendo diferenciais que vão trazer melhorias no seu dia-a-dia.

Hospedagem de site e e-mails MAV:

É sempre importante encontrar uma empresa que atenta suas necessidades e esteja disposta a prestar serviços, esclarecimentos e suporte sempre que precisar. A MAV tem mais de 15 anos no mercado brasileiro, e conta com serviço de hospedagem de sites e e-mails.

Diferenciais da hospedagem de site MAV
Gerenciador Plesk: você terá uma grande liberdade para gerenciar todos os recursos que envolvem seus sites, acesso a contas FTP, Gerenciador de Arquivos, Criação de Banco de dados, Criação de Rotinas de Backups, Tarefas agendadas, Instalação de CMS como WordPress e Joomla com poucos cliques
256MB de Memória RAM Gratuita: de forma totalmente gratuita, o seu site poderá ter 256MB de memória RAM, o que fará com que seu site tenha muito mais desempenho e velocidade.

Versões PHP: A hospedagem de sites na MAV Tecnologia conta que diversas versões do PHP, desde versões mais antigas até as mais atuais, isto facilita a migração do seu site para o ambiente da MAV Tecnologia.
Firewall Web: Para deixar o seu site mais seguro possível e evitar alguns tipos de ataques, a hospedagem de sites na MAV Tecnologia conta com a segurança de um Firewall web.

Certificado SSL Grátis: Se você realiza algum tipo de transação financeira em seu site, como vendas de produtos, é muito importante que seu site possua um certificado SSL, na MAV Tecnologia, este recurso é oferecido de forma gratuita para você.

Hospedagem de e-mails MAV:
Ao hospedar os seus e-mails na MAV você tem mais que um e-mail empresarial. O MAV Supramail, foi desenvolvido pensando no mercado brasileiro, com ferramentas exclusivas que facilitam a sua rotina diária. Com interface simples e intuitiva de usar, auditoria de mensagens enviadas e recebidas e ainda colaboração, que quando contratadas para as contas facilita a criação de administração de eventos, tarefas e contatos entre as equipes. Conheça um pouco mais: Solução de e-mail empresarial MAV

Entre em contato caso haja alguma dúvida ou deseje conhecer um pouco mais sobre a hospedagem de sites e e-mails.

The following two tabs change content below.
Coordenador de Suporte na MAV Tecnologia.

Latest posts by Rayan Maia (see all)

2 Comentários

  • Aztekium.pl Responder

    4 de junho de 2018 at 07:02.

    Informações valiosas.
    Um artigo muito bom!

    • Thais Lopes Responder

      8 de junho de 2018 at 09:29.

      Ótimo saber que você gostou!!
      Continue acompanhando que sempre postamos novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *