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O crescimento do mercado digital, a mudança de comportamento e o amadurecimento do e-consumidor tornam o comércio eletrônico cada vez mais atraente e acessível aos empreendedores. Com um número crescente de plataformas procurando se desenvolver e fornecer opções mais avançadas, uma das decisões que mais geram dúvidas entre lojistas é em qual ferramenta investir.

Não existe unanimidade, cada plataforma tem seus prós e contras, não apenas em relação a funcionalidades, mas também custo, complexidade e experiência da equipe. A empresa australiana Built With, especialista em análise competitiva e inteligência de negócio mapeou a representatividade de cada player no último ano.

 

Fonte Built With – Representatividade de plataformas no mundo

 

O WooCommerce, plugin do WordPress com foco em venda online, possui 21% de market share no mundo, seguido da canadense Shopify com 18% e Magento 13%.

O mercado americano é um dos principais no mundo, e nos traz, além de números diferentes, alguns novos entrantes.

 

Fonte Built With – Representatividade de plataformas nos Estados Unidos

 

 

Fonte Built With – Representatividade de plataformas no Brasil

 

Ser uma plataforma com alto grau de aderência é um indicador que não pode ser desconsiderado, porém, nem sempre é fator decisivo. Para auxiliar na tomada de decisão, abordaremos os prós e contras das principais plataformas de mercado. São elas:

 

WOOCOMMERCE

Nada mais é do que um plugin que possibilita a plataforma de conteúdo open source WordPress, a comercialização de produtos. Lançado em 2011, o WooCommerce tem rapidamente

conquistado relevância no mercado justamente pela popularidade do WordPress. Estima-se que existam mais de 380.000 lojas no mercado mundial utilizando este plugin.

Prós: 

  • É gratuito. Apesar de sua dependência do WordPress, trata-se de um plugin gratuito.
  • Open source. Possui uma grande comunidade trabalhando para a evolução do produto.
  • Fácil instalação e utilização. Simples e prático de utilizar.
  • Ideal para novos lojistas. Uma boa opção para novos e-commerces com um pequeno catálogo de produtos.

Contras:

  • Devido a facilidade de instalação, muitos lojistas não contam com uma equipe técnica adequada para a manutenção do software. Todas as vulnerabilidades exploradas no WordPress serão replicadas para o e-commerce.
  • Não possui hosting. A hospedagem é de responsabilidade do lojista, ou seja, a WooCommerce não fornece hospedagem própria.

 

SHOPIFY

Fundada em 2004, a Shopify é uma empresa canadense que nasceu através de um e-commerce de equipamentos de snowboard. Insatisfeito com o software de comércio eletrônico existente no mercado, um dos fundadores, um desenvolvedor, decidiu construir o seu próprio.  A empresa quase dobrou as receitas anuais a cada ano desde 2013, o que mostra quão rapidamente o Shopify está crescendo.

Prós:

  • A quantidade de novos templates é alta.
  • A plataforma utiliza o modelo SaaS (software as a service), desta forma a hospedagem passa a ser responsabilidade da Shopify.
  • Trata-se de uma ferramenta que tem crescido exponencialmente.

Contras:

  • Ainda não temos uma sólida voz no mercado. Logo, a loja ainda possui dificuldades para atender 100% ao mercado nacional.
  • Pouca mão de obra. Poucos profissionais estão preparados para este desenvolvimento.

 

MAGENTO

Independente do mercado, o Magento está sempre posicionado próximo à liderança. Com a aquisição da empresa por parte da Adobe, e a mudança de foco da mesma para impulsionar as vendas da versão Enterprise, o Magento tem visto seu “novo” produto, o Magento 2, amadurecer e iniciar a conquista do mercado nacional.

Prós:

  • Open Source. Mesmo em sua versão Enterprise, a plataforma é aberta a desenvolvimento e novas implementações.
  • Propriedade do software. Todas as customizações efetuadas, em boa parte dos casos, é de propriedade do cliente final.
  • Plugins: Alto número de plugins, gratuitos ou pagos.

Comunidade. Por seu modelo e cultura open source, o Magento conta com uma comunidade ativa trabalhando em prol da evolução do software.

Contras:

  • Profissionais de mercado. O número escasso de profissionais especialistas ainda é um dificultador, capaz de inviabilizar projetos.
  • Custo da versão Enterprise. Em sua versão paga, o valor de licenciamento ainda pode ser encarado como impeditivo para a profissionalização, uma vez que sua versão Community é gratuita.
  • Plataforma técnica. É encarado por muitos como uma plataforma técnica, com difícil gestão por parte de usuários menos instruídos.

 

LOJA INTEGRADA

Uma empresa do Grupo Vtex, a Loja Integrada se posiciona como sendo a solução para clientes brasileiros que querem abrir uma nova loja virtual.

Prós:

  • Baixo custo. Seu custo de setup e operação são baixos, possibilitando ao player que ainda não está faturando, ter uma opção enxuta.
  • Diversos módulos fundamentais já estão disponíveis para clientes Loja Integrada.

Contras:

  • Os planos mais simples possuem limitadores de produtos, visitas e usuários.
  • Há uma grande reclamação em relação a instabilidades nos servidores.

Como pudemos ver, as opções são inúmeras, cabendo ao lojista buscar informações que possibilitem-no identificar qual a melhor opção ao seu negócio, sempre em busca do menor custo com maior retorno.

Autor: Nelson Brandão Filho – Há 13 anos atuando em Governança de TI e Projetos. Vivenciando projetos de comércio eletrônico e atualmente, usuário da plataforma Magento.

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