Todo profissional de TI precisa de competências “hard skills” e “soft skills”, para ter sucesso em sua carreira. As empresas estão cada vez mais atentas as questões que envolvem segurança, e fazem o possível para se resguardarem de ataques cibernéticos. Encontrar maneiras para que as empresas possam se proteger desses tipos de ataques é que uma responsabilidade do profissional de TI.

Mas quais são as outras habilidades indispensáveis para um profissional de TI nos dias de hoje? Neste artigo vamos citar algumas hard skills e soft skills que são essenciais para qualquer profissional de TI, vamos começar pelas hard skills.

Conhecimento Técnico

É esperado que profissionais de TI saibam como “as coisas funcionam”, isto inclui:

→ Compreender a arquitetura e o gerenciamento de sistemas operacionais e redes
→ Capacidade de projetar e avaliar sistemas e arquiteturas de redes
→ Programação/desenvolvimento e análise de software
→ Conhecimento em linguagens de programação e script
→ Entender como os componentes funcionam (roteadores, switch, firewalls, balanceadores de carga de rede, entre outros.)
→ Solução de Problemas: É esperado que profissionais de TI tenham a capacidade de diagnosticar problemas, analisar e modelar dados. Isso requer muita atenção aos detalhes. Resolver problemas em um ambiente de rápida evolução como nos dias de hoje, também requer que o profissional de TI saiba inovar para aplicar soluções efetivas.

Desenvolvimento Profissional

O aprendizado contínuo não é uma “habilidade” em si, mas sem educação continuada é difícil que o profissional de TI evolua suas habilidades técnicas. Por isto, é importante que os profissionais de TI:

→ Siga e entenda as informações mais recentes sobre tendências, boas práticas, padrões e métodos
→ Conheça e entenda as vulnerabilidades mais recentes relacionadas à Internet

Agora, focando nas soft skills, vamos detalhar algumas que são indispensáveis  e esperadas para um profissional de TI.

Entusiasmo

Ninguém espera que o profissional de TI seja a pessoa mais animada do planeta, nada disto, mas se ele não está animado com o seu trabalho e com o ambiente em que está,  ele está na carreira errada. Uma atitude mental positiva fará com que o dia a dia do profissional de TI seja melhor, e um bom profissional de TI precisará dessa ética de trabalho otimista quando tiver que informar e inspirar outras pessoas em sua organização sobre questões e soluções de técnicas.

Adaptabilidade

Em um mundo onde a mudança é constante, nada muda mais rápido do que a tecnologia. A flexibilidade permite que um profissional de TI identifique e se adapte às mudanças benéficas, seja usando habilidades técnicas ou por meio de treinamentos para adquirir novas habilidades.

Comunicação

Dependendo do cargo de um profissional de TI, ele deverá interagir com gerentes, colegas de trabalho, clientes e/ou fornecedores. E isso requer:

→ Capacidade de expressar verbalmente conceitos complexos e por escrito para pessoas técnicas e não técnicas
→ Habilidades de apresentação
→ Capacidade de atuar como um membro da equipe, juntamente com a habilidade de liderança para lidar com a resolução de possíveis conflitos
→ Habilidade interpessoal para ouvir “ativamente” em reuniões ou individualmente

Colaboração

Um profissional de TI pode até estar adaptado a trabalhar de perto com outros profissionais de TI, mas hoje em dia é preciso ter habilidades colaborativas e pessoais mais amplas, como a capacidade de trabalhar com pessoas de outros departamentos e de toda a organização.

Networking

Usar habilidades sociais e habilidades de comunicação, permite que um profissional de TI expanda sua rede de contatos pessoais, o que é bom para o desenvolvimento de da sua carreira.

Alguns profissionais de TI focarão mais em algumas hard skills e soft skills do que outros, isto é normal pois estas habilidades irão variar de acordo com a carreira desejada pelo profissional, o importante é saber que elas existem e ter um pouco de conhecimento técnico sobre elas, este conhecimento pode ser adquirido através de cursos online, por exemplo, o que facilita muito o processo.

Espero que este conteúdo tenha sido útil e que você possa compartilhá-lo!

The following two tabs change content below.
Coordenador de Suporte na MAV Tecnologia.

Latest posts by Rayan Maia (see all)

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *