Vivemos em uma era de mudanças tecnológicas constantes. Empresas e consumidores, quer dizer, qualquer pessoa em todo o mundo se beneficia de inúmeras inovações que facilitam a vida e o trabalho todos os dias.

As máquinas podem se comunicar através de grandes distâncias através da internet das coisas. Criptomoedas democratizaram os pagamentos e criaram uma nova economia da Web. A realidade em si recebeu uma reforma digital através de tecnologias de realidade aumentada e virtual.

Todo dia parece trazer uma nova invenção que está prevista para mudar o mundo. Mas, por outro lado, pode ser difícil saber qual tecnologia, qual solução ou metodologia utilizar. O que o mercado busca para o futuro? Em quais tecnologias você deve investir agora para preparar a sua empresa para o futuro? Pagar em bitcoin? A automação tornará sua linha de produção mais eficiente? Software especializado poderia torná-lo mais competitivo?

Fica um pouco complicado prever o que vem por aí, então vamos pensar no que temos de melhor agora e como utilizar para tornarmos mais eficientes, produtivos e fazer a diferença.

Falando um Pouco Sobre a Ética Digital

Uma preocupação frequentemente mencionada, à medida que as empresas passam por sua transformação digital, é como abordar uma quantidade quase esmagadora de dados e obter informações.

Os novos fluxos de dados oferecem oportunidades e também desafios para manter o foco das empresas na ética, cultura corporativa e conformidade.

Existe uma necessidade de um foco dedicado e contínuo na importância da cultura, reputação e engajamento tecnológico social.

Vamos lá! Quais tecnologias podem ajudar os negócios?

Chatbots

O atendimento ao cliente é uma área em que a transformação para o digital está se movendo cada vez mais, em um ritmo estonteante. O Gartner prevê que uma pessoa terá mais conversas com bots do que com atendentes humanos até 2020.

Os chatbots vão se tornar muito mais sofisticados, reduzindo drasticamente os custos das atividades rotineiras de atendimento ao cliente e, muitas vezes, melhorando a experiência do cliente.

Softwares Especializados

As empresas dependem de certas tarefas para manterem a rotina do dia a dia, e que a mesma não atrapalhe seus resultados. Quanto mais eficientes esses trabalhos forem feitos, mais enxuta e rápida será a empresa.

Como o próprio nome já diz, estes tipos de softwares e serviços são especializados em determinados assuntos e até mesmo áreas inteiras. E essa é grande vantagem deste tipo de solução, tratar de um determinado assunto muito bem, além de terem um custo benefício bem mais atrativo.

Mas eu terei informações descentralizadas? Não! Também existem soluções que integram, com muita eficiência e rapidez, todas as principais soluções do mercado.

Serviços na Nuvem (Cloud)

Servidores de TI caros, software local e hardware volumoso agora são coisa do passado. Pequenas, médias e grandes empresas migraram para um novo modelo, que reduz os custos de administrar uma empresa, oferece flexibilidade para crescer e proporciona uma melhor experiência ao cliente.

Os serviços podem ser acessados de qualquer lugar, a qualquer momento, de vários dispositivos. Pode-se dizer que colocamos todos na mesma página. Com a nuvem, a startup de cinco pessoas pode usar a mesma tecnologia que o líder do setor de 5.000 usuários.

Com o avanço da tecnologia na nuvem, também surgiu o conceito de cloud to edge, uma combinação de tecnologia de nuvem e servidores locais, oferecendo os benefícios da capacidade de computação local, com a capacidade de hospedar, manipular e analisar dados transferidos em qualquer lugar ou dispositivo. Por exemplo, pense nos dados pessoais de saúde enviados para uma nuvem centralizada ou nos dados de um carro enviado para a nuvem, e todo o processamento das informações feito localmente.

O conceito cloud to edge ajuda a reduzir a latência, desacopla os sistemas, reduz tráfego, os custos e, por esses motivos, está ganhando cada vez mais espaço.

Inteligência Artificial

A inteligência artificial já percorreu um longo caminho nos últimos anos. Os computadores agora são capazes de analisar dados e chegar a conclusões sem a necessidade de interferência humana. Será uma das maiores corridas do nosso tempo, enquanto empresas e governos investem pesadamente para ganhar uma vantagem competitiva, teremos momentos ainda mais empolgantes na história da tecnologia e desenvolvimento. Por exemplo, usando a IA preditiva, e possível oferecer aos usuários cupons e alertas na hora e no local exatos que fazem mais sentido para eles.

Atualmente as empresas usam essa tecnologia inserindo informações em soluções robustas que podem desenvolver as informações e fazer previsões precisas e identificar tendências.

Automação

Usando soluções e computadores para tarefas repetitivas ou conduzidas por dados sempre está como tendência, os profissionais podem ser liberados para um trabalho mais criativo e de alto valor. Entender como as coisas estão mudando e o que não está funcionando é a única maneira de tornar a empresa mais competitiva e viva no futuro.

Cada vez mais os profissionais devem ser estratégicos, usar soluções e ferramentas de resposta rápida, utilizando dados, previsões e tendências. Não gastar metade do seu dia de trabalho com rotinas e comunicação falha.

Containers e Micro Serviços

Containers e micro serviços estão atraindo interesse de organizações que precisam desenvolver rapidamente aplicativos, especialmente aqueles que empregam IoT e/ou nuvem.

Plataformas de contêineres e micro serviços são bem atraentes para projetos menores e novos com baixo risco, juntamente com novas metodologias como DevOps, Docker e Kubernetes.

À medida que as organizações se tornarem mais confortáveis com o gerenciamento dessas arquiteturas modernas de micro serviços baseados em containers, veremos um crescimento contínuo e o surgimento de novas tecnologias para ajudar a gerenciar o ciclo de vida dos contêineres à medida que seu uso cresce.

Blockchain

Não podemos deixar de fora o Blockchain e como seu efeito está sendo visto fora do setor financeiro, em áreas diversas, melhorando a cadeia de fornecimento e abordando a segurança de dados.

Já foram registradas mais de 2.500 novas patentes relacionadas a blockchain, O impacto financeiro está previsto para superar US$ 176 bilhões até 2025 e em apenas dois anos, esperamos que blockchain se torne o padrão disruptivo do comércio moderno.

Você poderia imaginar que o blockchain alcançasse esse status e influenciando outras indústrias, além da financeira, com a mesma profundidade, na saúde, no varejo, no setor público e em outras áreas!

Veremos grandes mudanças, principalmente na área financeira das empresas. Os executivos devem se preparar para impactos internos e externos à empresa.

Inteligência Artificial para Serviços

A Inteligência artificial está revolucionando cada vez mais todos os setores do mercado. Veremos a IA progredir, com certa rapidez, para os serviços com impacto no usuário final ou cliente. Podemos citar como exemplo o setor hoteleiro, com a criação de Bots para os serviços de concierge e ajudarem os hóspedes em qualquer tipo de solicitação, como recomendar e reservar restaurantes, informar o clima de acordo com os passeios, etc. Além disso, os bots permitem que os hóspedes se envolvam com o hotel em qualquer lugar através de seus dispositivos móveis.

Por outro lado, a IA está ajudando a prever o comportamento do cliente, oferecendo orientação aos representantes de atendimento ao cliente sobre a melhor forma de resolver um problema específico.

Em resumo, nos últimos anos, a tecnologia da informação transformou o ambiente social e de negócios, lida frequentemente com métodos e ferramentas usadas para coletar, manipular, armazenar e comunicar informações.  As empresas buscam tecnologias emergentes para novos serviços ou dispositivos que os ajudem a criar uma vantagem comercial competitiva. A tecnologia também pode incluir os avanços das tecnologias que a empresa já usa. Esses avanços geralmente permitem que as empresas aprimorem as operações de negócios a um custo bem menor, além de ajudar as empresas a criar processos de pesquisa e desenvolvimento mais eficazes e menos dispendiosos.

Autor: Danilo Romero
https:\neohub.com.br

The following two tabs change content below.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *