Spam é o termo usado para definir e-mails não solicitados, que geralmente são enviados em massa, ou seja, para um grande número de pessoas. Contém conteúdo comercial, campanhas de lançamentos e ofertas de produtos, e divulgação de eventos. Através de Spams são realizados golpes, propagação de códigos maliciosos, venda ilegal de produtos, distribuição de mensagens com histórias ou notícias falsas e alarmantes, e correntes prometendo benefícios ao encaminhar para um certo número de pessoas.

Problemas Causados por Spam

  • O usuário corre o risco de não ler mensagens importantes ou apagá-las por engano, devido ao grande volume de Spam recebido.
  • Conteúdo impróprio ou ofensivo.
  • Perda de produtividade, pois há um gasto desnecessário de tempo em cada Spam recebido para removê-lo da sua caixa postal.
  • Ficar sem espaço para receber novas mensagens, pois os Spam lotaram a caixa.
  • Boa parte dos recursos dos servidores de e-mail, como tempo de processamento e espaço em disco, são consumidos no tratamento de Spams.
  • Usuários envolvidos em envio de Spam podem ser incluídos em listas de bloqueio, prejudicando o envio de e-mails importantes.
  • Investimento extra para a aquisição de sistemas de filtragem e contratação de técnicos especializados na sua operação.
  • Recebimento de códigos maliciosos via Spam que causam danos a máquina dos usuários.
  • Links são enviados via Spam, alegando ser de instituições financeiras com objetivo de capturar dados confidenciais dos usuários e aplicar golpes.

Dicas para evitar os Spams

  • Ao receber Spam mesmo utilizando filtros e sistemas Antispam, reporte o e-mail indesejado, pois estará ajudando a treinar o filtro.
  • Em cadastros preenchidos pela Internet ou na instalação de programas, desmarque as opções que pergunta se deseja receber e-mails de promoções e lançamentos de produtos e serviços.
  • Não abra mensagens de remetentes desconhecidos ou que considerar suspeitos. Principalmente se o anexo for um arquivo com extensão .exe, .msi”, “.bat”, “.com”, “.cmd”, “.hta”, “.scr”, “.pif”, “.reg”, “.js”, “.vbs”, “.wsf”, “.cpl”, “.jar”, .lnk.
  • Caso desconfie de um e-mail enviado por um remetente confiável, confirme com o mesmo se enviou a mensagem, pois, a máquina dele pode ter sido infectada e está disparando Spams.
  • Utilize serviços de e-mails temporários para preencher cadastros na internet onde as chances de receber Spam são grandes.
  • Configure as opções de privacidade das redes sociais para que o endereço de e-mail não apareça publicamente no perfil.

A diferença entre Mail Marketing e SPAM

O Mail Marketing diferentemente do Spam tem o seu envio autorizado previamente pelo usuário. O objetivo é o mesmo divulgação de promoções, novidades de produtos ou serviços e newsletters para um grande número de pessoas.

O destinatário deve ser capaz de realizar o descadastrado a qualquer momento, para não receber mais as mensagens. O conteúdo do Mail Marketing não pode conter informações ou ofertas falsas e não devem ser enviados para bases de contatos adquiridos por terceiros.

Supramail vs Spam

O MAV Supramail analisa várias características do e-mail para identificar um Spam, por meio das seguintes camadas: Reputação, Análise do Corpo da Mensagem, Bloqueio de Assinaturas, Bloqueio de Link Malicioso, Controle do Administrador (Bloqueio de extensão e palavras, lista negra). Possui um banco de dados com mensagens e remetentes reportados como spam que servirão para bloquear e-mails futuros. E permite no filtro configurar zona de segurança e restrição de horários para limitar o acesso e envios de e-mails indevidos.

Saiba mais sobre as camadas em “Antispam da MAV ganha nova camada de proteção”

Spam enviado por SMS

Muitos Spams são enviados via serviço de mensagens SMS para os dispositivos móveis, alguns pela própria operadora. O conteúdo das mensagens costumam ser sobre sorteios falsos, anúncios de descontos em produtos e serviços como supermercados, imóveis, carros e planos das operadoras.

Para não receber esse tipo de mensagem aplicativos como Truecaller e Whoscall podem ser utilizados para o bloqueio de SMS e ligações indesejadas.

Spam em Redes Sociais

Nas redes sociais é considerado Spam um usuário que envia mensagens, comentários e solicitações de amizade em massa, dissemina por meio de publicações excessivas links maliciosos e imagens ou vídeos com conteúdo impróprio, ou apresenta comportamento agressivo. Cada serviço segue uma política e oferece uma forma de denunciar a mensagem ou usuário que não a respeita.

Para se proteger o recomendado é alterar a senha se notar atividades suspeitas em sua conta e bloquear ou denunciar o usuário que apresenta o comportamento citado acima.

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