Empreender deixou de ser sinônimo de pessoas que não conseguiram emprego formal para uma realidade de 57% de jovens entre 18 e 34 anos, segundo levantamento realizado pelo Sebrae. Se você, que é um parceiro MAV, está dentro desta estimativa conhece as dificuldades de ser um profissional autônomo no Brasil, então você sabe como a concorrência é feroz, quando se trata de concorrência no setor de prestação de serviços.

Com o objetivo de dar suporte ao nosso time de parceiros, desenvolvemos este conteúdo voltado para os profissionais de TI. Este artigo irá ajudá-lo a entender melhor os  mecanismos do empreendedorismo de serviços e também o auxiliará no impulsionamento de suas vendas. Tudo isso a partir de técnicas testadas e comprovadas por especialistas do mercado de Marketing, Inovação, Tecnologia e Negócios.

Com base em pesquisas realizadas por nosso time nas áreas de consumo, comportamento e mercado, acreditamos que com estas 10 dicas estratégicas você irá alcançar resultados impressionantes com a revenda de nossos serviços que você deve aplicar em seu negócio para garantir um crescimento sólido e rentável:

  1. Agregue valor ao seu produto

Não basta saber vender e conhecer bem o que tem em mãos. Agregar valor ao produto que revende é mostrar ao seu cliente que você consegue suprir as necessidades dele de imediato, com preços competitivos e com diferenciais que a concorrência jamais poderá atender da mesma forma que você.

  1. Divulgue seu trabalho

Como profissional de TI você sabe melhor do que ninguém que a internet é uma ferramenta poderosa de divulgação e que com um baixo investimento em mídia paga. Com isto você poderá alcançar um público alvo ainda maior do que já tem sem muito esforço.

  1. Conheça as principais tendências

Antecipe-se para poder oferecer novidades e serviços/produtos diferenciados aos seus clientes antes que seu concorrente o faça. Assine Newsletters e acompanhe sites especializados para se manter informado.

  1. Ofereça algo a mais do que já tem

Garantias estendida, manutenção com três meses gratuitos são formas simples e que não gerarão custos adicionais ao seu orçamento. Esta prática o ajudará a fidelizar seus clientes ativos e o possibilitará atrair novos com estes diferenciais.

  1. Cursos e especializações

A área de Tecnologia da Informação e Inovação se aperfeiçoam diariamente. Portanto o profissional de TI precisa manter-se atualizado. Sem desculpas, invista em cursos de plataformas EAD (Ensino a Distância) tanto gratuitos ou pagos como  Udacity e Udemy.

  1. Fluxo de trabalho organizado

Que tal você organizar seu workflow e gerenciar melhor seus projetos, demandas, agenda de trabalho e carteira de clientes de maneira ágil e otimizada? Para entender melhor do assunto, também temos este artigo explicando detalhadamente.

  1. Planejamento administrativo

Saiba que mesmo sendo um profissional autônomo liberal você tem compromissos como toda empresa. Por isso lembre-se de manter em dia todas as suas Guias da Simples Nacional (caso seja MEI ou ME), com a Receita Federal e do município onde você reside. Mesmo que você não tenha um CNPJ ativo ou seja regulamentado é obrigatório prestar contas sobre seus ganhos através de sistemas de Notas Fiscais ou RPAs. Para saber mais, consulte um contador.

  1. Reservas emergenciais

Saiba que você precisará ter uma reserva em dinheiro para futuras emergências como: computador estragar, manutenção de serviços, investimento em cursos de especialização ou mesmo contratando serviços de contabilidade ou de advocacia. Lembre-se sempre de separar uma quantia em um fundo para manter seu negócio sempre funcionando.

  1. Estude e aprenda Inglês

Não é apenas uma questão de status, mas de necessidade. 90% dos materiais e conteúdos sobre Inovação e Tecnologia da Informação estão em inglês. Se você pretende estudar e se tornar um especialista em TI é obrigatório ter inglês em seu currículo, principalmente na área da programação e engenharia de software.

  1. Leitura é obrigatória

Como não poderia faltar, elaboramos uma lista com as 10 leituras para nossos parceiros com o objetivo de direcioná-lo a um conteúdo que será bastante útil. Estes livros irão ajudá-lo a traçar suas estratégias de prospecção e impulsionamento das vendas, além de gerar novos insights:

  • A Estratégia do Oceano Azul – W. Chan Kim, Renée Mauborgne;
  • Hacking Growth: A Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento mais Rápido – Morgan Brown, Sean Ellis;
  • Como as Gigantes Caem: e por que Algumas Empresas Jamais Desistem – Jim Collins;
  • Startup Enxuta – Eric Ries;
  • Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo – Jeff Sutherland;
  • Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias – Jake Knapp;
  • Customer Success: como as empresas inovadoras descobriram que a melhor forma de aumentar a receita é garantir o sucesso dos clientes – Dan Steinman;
  • Marketing de Crescimento – Philip Kotler;
  • Small data: Como Poucas Pistas Indicam Grandes Tendências – Martin Lindstrom;
  • Branding Para Empreendedores – Marcos Bedendo.

O Empreendedorismo para profissionais de TI

Sempre que possível orientaremos nossos associados e revendedores MAV a buscarem o auxílio sobre empreendedorismo. Contudo, reforçamos a importância de buscar soluções sobre empreendedorismo no Sebrae. A entidade é a maior referência para micro e pequenos empresários quando o assunto é negócios. O grupo conta com profissionais capacitados e conteúdos vastos sobre o tema. E o melhor: tudo de graça e disponível online 24 horas para você poder acessar.

Com a alta na concorrência é muito importante manter-se atualizado, disso não temos dúvidas. Por isso esteja sempre ativo nas comunidades de TI e siga perfis de sua área de interesse no Linkedin. Esta é uma rede social voltada para o mundo dos negócios e é onde muitas empresas e também empreendedores compartilham dicas de estratégia de vendas e Webinars educativos.

É extremamente importante acompanhar o que outros profissionais de TI estão divulgando. Pois é a partir destas informações que você poderá gerar ideias inovadoras para aplicar em seu trabalho.

Lembre-se, a equipe MAV está sempre se empenhando para oferecer produtos e serviços de qualidades aos nossos clientes. Por isso, sempre que precisar conte com nosso suporte através do whatsapp (31) 99436-7715 ou entre em contato conosco, através de nossos canais de comunicação em nossas redes sociais.

The following two tabs change content below.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *