O Marketing Pessoal é um assunto que tem ganhado a atenção das pessoas por se tratar de maneiras inteligentes de se portar para alcançar certo objetivo. É, portanto, uma espécie de caminho que leva profissionais de todas as áreas existentes, em qualquer fase da carreira, para o sucesso.

Sobre esta área, uma pergunta que fizemos recentemente aqui na MAV é: como o Marketing Pessoal pode ajudar nos negócios?
Se tratando de negócios e empreendedorismo, chegamos a conclusão que o cuidado com a própria imagem é extremamente relevante, pois estamos o tempo todo sendo avaliados. Por isso, a promoção pessoal é capaz de levar uma visão otimista ou pessimista sobre o indivíduo que está à frente do negócio. Como o Marketing Pessoal pode valorizar perspectivas positivas?

E o que é o Marketing Pessoal?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Coaching, “Marketing pessoal é uma estratégia composta por ações cujo objetivo é qualificar a imagem de um profissional e seus serviços no mercado de trabalho.” É o modo como uma pessoa se porta no mundo dos negócios para conseguir causar sempre uma boa impressão e assim atingir os objetivos profissionais que possui.

Não importa o objetivo a ser conquistado, seja primeiro emprego, promoção, aumento de salário, a conquista de novos clientes, contratação de bons funcionários ou se tornar mais conhecido em sua área. O Marketing Pessoal faz-se necessário, para garantir que as qualidades e diferenciais de um indivíduo ganhem espaço e visibilidade.

Estratégias que compõem um bom marketing pessoal

Separamos para este artigo os principais pontos que conduzem a construção de um bom Marketing Pessoal e que podem ajudar a otimizar os negócios. Pense que é uma “construção”, que para conquistar os objetivos almejados, são necessárias melhorias contínuas e concretas. Algumas estratégias ajudarão a alcançar os benefícios que você e seu empreendimento merecem!

1- Tenha um objetivo em mente

Trabalhar com foco em um objetivo auxilia na hora de definir e construir o Marketing Pessoal voltado para sua empresa. Se o momento que você sente é de conquistar bons clientes no ramo de tecnologia, então liste metas que farão você obter esses resultados.

Ter um norte para começar é essencial, e não deixe também de conversar com quem já conseguiu tais resultados. À medida que você ganha espaço no ramo, você amplia sua rede de contatos, certo? Pois analise aqueles que podem ser interessantes para tirar dúvidas ou estreitar laços corporativos. Talvez pelo exemplo de histórias de sucesso parecidas, você consiga melhorar a sua.

2- Autoconhecimento do seu negócio

Fazer uma lista de quais são os pontos fortes e fracos da sua empresa, contribui imensamente para identificar a maneira como você a identifica e como você a enxerga. Colocar no papel quais são os diferenciais e o que precisa ser melhorado – Análise SWOT – auxilia bastante na interpretação do cenário interno e externo. O autoconhecimento possui extrema importância para entender o perfil que sua empresa tem e o que combina e não combina com seu negócio.

3- Qualificação constante

Manter um constante aprendizado e desenvolvimento é uma excelente maneira de ativar a criatividade frente aos desafios do dia a dia no trabalho. Em seu negócio, independente do tamanho dele e número de empregados, existe este hábito? Sabemos que depende da rotina, mas sempre tente investir parte do tempo livre para aprender novos saberes. Isso é primordial para a carreira. Mostrar isso a sua equipe, fará com que ela se inspire em você.

4- Tenha uma comunicação empática

O famoso “saber se colocar no lugar do outro” é outro tipo de competência que valoriza o Marketing Pessoal de qualquer empreendedor – no caso, principalmente dos empreendedores por eles serem as pessoas que estão à frente da organização, se responsabilizando por tudo o que acontece ali.

Aqueles que sabem ser bons ouvintes ganham a admiração dos demais; quem é verdadeiro e consegue enxergar a dor do outro e tenta propor soluções que beneficiem o trabalho em grupo será mais valorizado; saber a hora certa de insistir em uma negociação promissora e não insistir é sinal de empatia. Porque é preciso ter cuidado e querer ter uma comunicação empática – ser empático e ser tratado com empatia – em qualquer situação, tanto com clientes e parceiros, quanto com funcionários (resumindo: com todos os stakeholders).

5- Comprometimento

Saiba muito bem o modo como você está trabalhando, o tipo de pessoas que está lidando todos os dias. Procure entender se você tem construído um local com certas regras ou não, se tem criado hierarquia de cargos profissionais e até que ponto você pode se expressar em equipe, com os gerentes ou com os colegas de trabalho e de que maneira pode ter um diálogo. Sempre tenha pontualidade e honre a qualidade nas entregas que o comprometimento será valorizado. Como a responsabilidade maior é sua, você é um espelho para os demais, pense nisso e coloque em prática.

6- Networking

Ninguém consegue trabalhar inteiramente sozinho nesta vida. Por isso fazer contatos no ramo do seu negócio é tão necessário. Participar de eventos, fazer cursos presenciais (os online também podem ser ótimas portas) e se envolver em workshops ou seminários te deixa perto de bons profissionais e pessoas estratégicas, aqueles que são essenciais para se trocar cartão de visitas. Mas atenção a um fator: o networking é uma via de mão dupla na qual você é ajudado e também precisa ajudar.

Saber o que acontece no mundo para não passar vergonha caso alguém toque no assunto (e se tocar, não mentir que não sabe a respeito, mentir pode é piorar para você); querer ser líder e não chefe quando for a hora de liderar; cuidar da sua imagem virtual, ou seja, sua presença na internet – nas redes sociais não se expor demais ou então ao expor, ter plena consciência da exposição feita, ciente das consequências que aquela publicação pessoal poderá gerar. Estes são outros pontos que fazem parte da construção de um bom Marketing Pessoal direcionado para alavancar os negócios.

Esperamos que este artigo ajude ao máximo sua carreira profissional como empreendedor. E se você tem algum amigo ou colega de trabalho querendo saber mais sobre o Marketing Pessoal voltado para os negócios, vamos adorar que você compartilhe este texto com esta pessoa.

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