Ao negociar com um cliente pela primeira vez, ou mesmo no momento de promover a renegociação de contratos, é preciso que as partes envolvidas no processo (empresa e o seu cliente) entendam o documento firmado como uma troca.

De um lado, um serviço/produto é oferecido, visando suprir uma necessidade específica, facilitando o trabalho e o dia a dia do cliente. Do outro, uma pessoa ou instituição recebe esse serviço/produto e oferece em troca um valor monetário (na maioria dos casos), para suprir os gastos de execução do serviço.

Muitas vezes, durante o processo de renegociação, para não perderem os clientes, as empresas acabam abrindo mão de alguns valores e de outros aspectos firmados no primeiro contrato. Mas, afinal, é possível renegociar um contrato sem prejuízos para a empresa que está prestando um serviço ou oferecendo um produto?

Acompanhe o artigo e saiba como realizar a renegociação de contratos sem perder valor!

Como realizar a renegociação de contratos sem perder valor 

Para que a renegociação de contratos seja realizada sem que a empresa perca valor em relação ao produto oferecido, é preciso que os clientes compreendam não apenas os benefícios oferecidos pelo serviço contrato, mas principalmente, porque é mais vantajoso contratar o serviço da sua empresa e não o das concorrentes.

Uma boa proposta de contrato não oferece exclusivamente um valor mais barato do que o praticado pela maioria do mercado. A proposta deve mostrar aos clientes o valor do serviço e dos produtos oferecidos, em relação ao aumento da produtividade e melhoria nos processos de trabalho que ele pode levar para a empresa.

Existem algumas dicas para que as empresas saibam como realizar a renegociação de contratos sem perder valor, com o objetivo de auxiliá-las no momento de estender a parceria com seus clientes, fazendo isso de uma forma benéfica para que todos saiam ganhando com o negócio.

Entre as alternativas para realizar a renegociação de um contrato firmado anteriormente, sem prejuízos paras as empresas prestadoras de serviço, podemos destacar as principais:

  • Inicie as negociações
  • Monte a proposta por escrito e capriche na apresentação
  • Seja flexível e personalize a oferta
  • Ofereça algum benefício extra
  • Estude o cliente e mantenha a confiança

Entenda como essas dicas podem auxiliar a sua empresa no momento de renegociar um contrato, sem que nenhuma das partes seja prejudicada nesse processo.

Inicie as negociações e saia na frente dos concorrentes

Ao realizar o primeiro contato para firmar a renegociação de contratos, as empresas demonstram interesse em manter a parceria com os clientes por mais um período. A iniciativa de contato com o cliente para a renovação do contrato, acaba colocando sua empresa à frente dos concorrentes, fazendo com que ela esteja no controle de como as negociações serão conduzidas.

Para iniciar as negociações, no entanto, é preciso que as empresas ofereçam ao cliente uma visualização do que será oferecido de benefícios e vantagens com a renegociação do negócio.

Monte a sua proposta por escrito: capriche na apresentação!

O primeiro passo para que as empresas possam tomar à frente na renegociação de contratos com seus clientes, é montar uma apresentação por escrito, com recursos de imagem e vídeo, para que os consumidores de seus produtos e serviços possam visualizar de qual maneira serão beneficiados pela manutenção do contrato e o valor daquele produto ou serviço.

Faça uma projeção sobre como o seu produto pode melhorar ainda mais o negócio do seu cliente, falando das vantagens do seu produto em relação aos concorrentes.

Seja flexível e personalize a sua oferta

Cada cliente possui particularidades próprias e demandas específicas, por isso, é necessário oferecer para cada um deles um contrato personalizado, que abranja as metas e objetivos de cada um deles e que possa ser flexível em relação aos benefícios oferecidos.

É preciso lembrar que a renegociação de contratos é também o momento de analisar a relação entre as partes envolvidas e de fazer concessões caso haja algum ponto do contrato que precise ser melhorado ou reestruturado. Observar o que deu certo durante o período contratado e avaliar o que não funcionou é necessário.

Ofereça benefícios extras aos clientes

É comum que os clientes busquem no mercado as ofertas que ofereçam não apenas os melhores custos, mas também benefícios extras, muitas vezes extrapolando o que foi acordado em contrato.

Por esse motivo, durante a renegociação é preciso que as empresas não pensem nesse tipo de benefício como um custo não coberto pelo contrato, mas como uma forma de manter as boas condições de relacionamento com os consumidores.

Estude o seu cliente e mantenha a confiança

Conhecer o cliente é essencial para garantir que as empresas possam realizar a renegociação de contratos sem perder valor. Entender as necessidades dos clientes, os segmentos nos quais atuam e quais são seus objetivos, é fundamental para que o seu negócio possa oferecer condições de contrato mais adequadas.

Estudando as características de cada cliente, sua empresa tem mais conhecimento e confiança para divulgar o seu produto e destacar as vantagens e benefícios que podem atender de forma mais eficiente as melhorias buscadas pelos clientes. Dessa forma, ajudá-los a valorizar o que a sua empresa tem de melhor para oferecer.

Lembre-se! Renegociar é manter o relacionamento em dia

Renegociar é manter o relacionamento entre duas ou mais partes.
Através deste contato, será possível estreitar as relação com o seu consumidor, entender os resultados da entrega do seu negócio, além de destacar valor ao seu produto.
Quando você tem todas essas questões sob seu entendimento, fica muito mais fácil entender e atender as necessidades do seu cliente, oportunizando mais tempo em relação a parceria.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que você aplicá-las em suas renegociações contratuais.

The following two tabs change content below.

Nenhum comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *