5 fatores críticos de segurança no desenvolvimento de site

Home > Sem categoria  > 5 fatores críticos de segurança no desenvolvimento de site

Após o recente escândalo do Facebook e da Cambridge Analytica, a privacidade de dados, segurança de sites e proteção de dados tornaram-se mais do que apenas chavões. Os usuários estão cada vez mais sensíveis às questões segurança da informação e exigem mais. Declarar que o malware não foi detectado em seu site, que pode infectar seus sistemas e sequestrar seus dados, não é mais tolerado.

Proteger o site de sua empresa não apenas protege seus dados, mas também eleva a confiança do cliente. Seu site é o escritório virtual de sua empresa e, frequentemente, seu primeiro ponto de contato com o cliente. Qualquer sinal de segurança insatisfatória do website prejudica a percepção da sua marca e pode resultar em perda de leads de negócios.

A prevenção é sempre melhor que remediar. Embora você possa se recuperar de um incidente de violação de segurança, levaria muito, mais muito tempo mesmo para reconstruir a confiança com seus clientes.

De acordo com o relatório de Transparência do Google, alguns dos principais sites do mundo, como o Alibaba.com e o BBC.co.uk, ainda não implantam o HTTPS padrão em seu site. Então, o que você pode fazer para proteger seu site?

Segurança mínima necessária

Existem alguns itens essenciais de segurança de sites para você implementar e proteger seus visitantes e você mesmo contra ameaças de segurança.

1.Suporte SSL

Certificados SSL são um requisito absoluto para sites hoje, seja um pequeno blog ou um site de comércio eletrônico de grande escala. O certificado Secure Sockets Layer (SSL) criptografa todas as informações confidenciais entre um cliente e o navegador, garantindo que a conexão seja segura. Esse ícone de cadeado verde e texto seguro ao lado do seu nome de domínio quando alguém visita instantaneamente deixa o visitante mais confortável. Atualmente, um certificado SSL implantado adequadamente também melhora seus rankings de pesquisa do Google.

2.Senhas fortes para Admins

O valor de uma senha forte não pode ser subestimado. Senhas fracas tornam o hacking do seu site muito fácil, especialmente ao usar o CMS de código aberto, como o WordPress. Portanto, é importante garantir que as senhas administrativas sejam longas, não se assemelhem a uma palavra real ou representem informações sobre você facilmente encontradas on-line, como o nome do seu animal de estimação, por exemplo. Use um gerador de senha forte. Em um cenário ideal, seu site só deve aceitar senhas fortes e fazer com que você altere sua senha a cada 90 dias. Embora seja doloroso de lembrar e atualizar continuamente, você dormirá mais facilmente à noite sabendo que seu site está seguro. Além de implantar duplo fator de autenticação-MFA.

3.Bloqueio de Bot

Os spider bots amigáveis ​​do Google rastreiam seu site para coletar informações para indexar seu site com eficiência. No entanto, bots maliciosos podem coletar informações críticas do seu site que podem ser vendidas e usadas com intenção de coletar informações para invadir seu site. Ataques distribuídos de negação de serviço (DDOS), segundo os quais vários sistemas visam uma única rede, causando sobrecarga e travamento, também podem ser perpetrados por bots. Eles também resultam em uma alteração de suas análises de tráfego ao inflá-lo com informações falsas de forma indevida.

Evite todas essas preocupações com ferramentas de segurança que podem fornecer proteção contra malware e bots, bloqueando automaticamente os criadores de problemas conhecidos.

4.Atualizações Regulares de Software

É fácil apertar o botão “pular” sempre que aparecer um lembrete de atualização de software. No entanto, as atualizações são importantes para corrigir falhas de segurança no sistema. Proprietários cujos sites são alimentados por plataformas de código aberto, como o WordPress, Drupal e Magento precisam estar atentos, pois os hackers acessam facilmente as informações de vulnerabilidades conhecidas e podem facilmente aproveitar os sites que não são atualizados.

5.Ciclo de Desenvolvimento de Software

No meio do design e da experiência do usuário, a segurança de aplicativos da Web é frequentemente negligenciada. Mas a segurança deve ser considerada em todo o ciclo de vida do desenvolvimento de software, especialmente quando o aplicativo está lidando com informações vitais, como detalhes de pagamento, informações de contato e dados confidenciais. Como vimos anteriormente, há muitas coisas a considerar quando se trata de segurança de aplicativos da Web, como ataques de negação de serviço, segurança de dados de usuários, mau funcionamento de bancos de dados, acesso não autorizado a partes restritas do site, etc. Algumas das ameaças de segurança são Cross-Site Scripting, Phishing, falsificação de solicitação entre sites, injeção de shell, sequestro de sessão, SQL Injection, estouro de buffer, etc. O site deve ser cuidadosamente codificado para estar protegido contra essas preocupações de segurança.

O desenvolvimento da Web pode ser deliberadamente difícil, pois envolve a obtenção de um produto final que deve ser agradável, constrói a marca e está tecnicamente atualizado com os recursos sonoros.

Autor: Alcyon Junior – Head of Cyber Security na Poupex, Líder do Capítulo OWASP de Brasília, Instrutor credenciado pela EXIN, Professor na UnB e IESB além de manter o PortalTIC