
Cartilha de segurança: Fake news
Fake news (em português: notícias falsas ou desinformação), é o termo utilizado para nomear boatos, notícias, conspirações e teorias que possuem conteúdo enganoso e informações falsas, em formato de texto, imagem ou vídeo, com o intuito de manipular leitores, aplicar golpes e espalhar códigos maliciosos. A expressão tornou-se popular após as eleições do Estados Unidos de 2016, onde houve indícios que fake news foram disseminadas para influenciar na opinião e decisão de voto dos eleitores.
As notícias falsas são divulgadas principalmente pelas redes sociais, onde ganham mais alcance quando compartilhadas por seus usuários. Os algoritmos favorecem mais o engajamento ganhando destaque nas timelines, além dos ganhos financeiros via publicidade, pois o tráfegos é alto.
A maioria das contas que publicam essas informações falsas são conhecidas como bots ou robôs, as quais são automatizadas para este fim. Essas contas costumam não ter foto de perfil, várias postagens com erros ortográficos e possuem seguidores com as mesmas características.
Como Identificar notícias falsas?
- Leia o texto inteiro e analise se contém erros de ortografia, termos pejorativos, tom alarmante ou sensacionalista.
- Confira se a notícia saiu em outros sites ou jornais.
- Para verificar uma imagem, faça a busca reversa. Salve no seu computador e arraste ou cole a url no link: https://images.google.com/.
- Checar a fonte, pesquisas e dados citados na notícia.
- Verificar a data e contexto. Uma notícia antiga pode ter sido compartilhada como atual.
- Em casos de áudio ou vídeo, faça um resumo dos fatos e pesquise na internet.
- Ao receber conteúdo falso, denuncie utilizando as ferramentas das redes sociais.
- Consulte sites que verificam a veracidade dos fatos como: http://projetocomprova.com.br/, https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/ e https://aosfatos.org/.