
Cartilha de segurança: Segurança de computadores
Em nosso último artigo sobre códigos maliciosos, falamos sobre os inúmeros perigos existentes na internet, e como podem ser evitados se o usuário ou administrador de TI seguir algumas recomendações básicas de segurança.
Em nossa cartilha de hoje, vamos falar de algumas práticas importantes, para manter a segurança de seus computadores. Vem com a gente!
1.Atualizar o sistema operacional e os programas instalados
As vulnerabilidades e falhas de segurança são corrigidas pelas fabricantes através das novas versões dos sistemas. As atualizações liberadas costumam ter as seguintes nomenclaturas:
Patches: Desenvolvidas para corrigir erros conhecidos publicamente de um software.
Hotfixes: Correção para uma falha específica de uma determinada versão do software.
Service Packs: Conjunto de todos os patches, hotfixes e outras atualizações de segurança lançadas. Podem conter correções adicionais para problemas encontrados internamente desde o lançamento do produto.
Realizar as atualizações com as novas versões em seu computador é muito importante. Uma dica, é configurar as atualizações automáticas para serem baixadas e instaladas em horários em que o computador esteja ligado, conectado à Internet e ocioso. Mas lembre-se, é necessário reiniciar a máquina após uma atualização.
2.Não usar programas piratas
Ao baixar uma nova licença ou chave de ativação em site de terceiros como blogs ou torrents, você corre de comprometer a segurança de seu computador, pois um hacker pode ter incluído códigos maliciosos no software.
3.Pesquisar a credibilidade da loja. Se o software estiver com o preço muito inferior comparado ao valor no site da fabricante, fique alerta.
4. Faça regularmente o backup dos seus dados.
5. Crie um disco de reparo do sistema. Essa ação é útil para ajudar a recuperar o sistema operacional de um problema grave.
6. Utilizar ferramentas de antivírus, para detectar e remover códigos maliciosos.
A AV-Comparatives é uma organização independente especializada em testar softwares de segurança. Os antivírus abaixo foram bem avaliados pela empresa e possuem a versão free:
- BitDefender Free
- Kaspersky Free
- Panda Free
- Antivírus pagos:
- Bitdefender Internet Security
- Eset Internet Security
- Kaspersky Internet Security
Sinais que podem indicar que uma máquina está infectada:
- O computador apresenta lentidão, travamento ou reinicia sozinho;
- Internet lenta;
- Várias janelas de pop-up são exibidas na tela;
- Firewall e antivírus não funcionam;
- Processos de programas desconhecidos em execução;
- Conta de e-mail enviando spam;
- Navegador redirecionando as páginas da internet.
Caso a máquina seja infectada, desligue a internet para evitar que o vírus se espalhe. Entre no sistema em modo de segurança e faça a varredura com um antivírus diferente do que está instalado ou com uma ferramenta específica, se identificar o tipo ou exatamente qual o vírus se instalou no computador.
Para restaurar o sistema, utilize o disco de reparo e para restaurar os arquivos pessoais, conte com o bom e sempre atual backup.
Lembre-se, a equipe MAV está sempre se empenhando para oferecer produtos e serviços de qualidades aos nossos clientes. Por isso, quando precisar conte conosco através do número(31) 3211-7777 ou envie uma mensagem.