Como Evitar Ataques de Ransomware?

Home > E-mail  > Como Evitar Ataques de Ransomware?

Embora não seja uma nova ameaça, o ransomware é um dano que está longe de ser eliminado e não é tão simples de ser evitado. Para se ter uma ideia, entre 2016 e 2017, os ataques de ransomware aumentaram mais de 90% . E no entanto, apesar do risco cada vez maior, ainda encontramos empresas que não utilizam defesas adequadas contra esse tipo de ataque.

Para se ter uma ideia, um novo tipo de ransomware com capacidade de minerar criptomoedas, chamado Xbash, foi descoberto por especialistas de segurança da Palo Alto Networks. A praga tem várias versões e modos de ataque e pode se espalhar em PCs com Windows e em servidores Linux de Internet, caso estejam sem atualizações de segurança. O estudo sobre o novo vírus foi divulgado pela empresa no dia 17 de Setembro de 2018, ou seja, mais um caso recente de ataques por ransomware, conforme foi reportado pelo site Tech Tudo.

Existem boas maneiras para tentar evitar um ataque por ransomware, aqui estão alguns recursos que devem ser utilizados para diminuir ou evitar o risco de sofrer um ataque.

Controle de Acesso à Rede da Empresa

Fornecer credenciais de administrador a muitos funcionários sem a devida supervisão é uma maneira de perder o controle de quem pode acessar sua rede e a partir de quais locais, tornando todo o sistema vulnerável caso ocorra um ataque de ransomware. Supondo que um técnico tenha o hábito de acessar a rede da empresa a partir do seu computador pessoal, caso este computador seja infectado, o invasor também poderá ter acesso a rede da empresa.

Criar um controle de usuários limitando o acesso à rede, é uma das maneiras de diminuir significativamente o risco de sofrer ataques.

Backup em Nuvem

É comum que empresas e usuários não realizem backups periódicos dos seus arquivos. É responsabilidade do administrador de TI alertar os usuários sobre riscos do dia a dia e garantir a segurança dos arquivos de ataques maliciosos.

Mas como é possível garantir isto? Uma das maneiras, seria realizar o backup dos dados em nuvem, periodicamente. Não é recomendado realizar o backup em outra mídia externa, pois a mesma é vulnerável e também pode ser afetada por um ataque de ransomware ou erros comuns de hardware.

Quando é implementada uma política sólida de backup de dados, a ameaça de um ataque por ransomware diminui significativamente. Mesmo que a empresa sofra um ataque de ransomware, o invasor não terá nenhuma vantagem, pois tudo estará corretamente salvo em nuvem e de forma simples poderá ser restaurado para outro dispositivo.

Se você pesquisar no mercado, irá encontrar ferramentas excelentes que possibilitam a realização do backup dos dados de forma simples e automática. Com poucos cliques é possível restaurar todos os arquivos de um computador para o outro.

Aumentar o Nível de Segurança

Embora o anti-malware e Firewall possam ajudar, eles são apenas parte do processo de uma boa segurança. A cada dia que passa, as ameaças estão cada vez mais avançadas, fazendo com que soluções individuais não sejam mais suficientes. Mas combinando todos os recursos que aprendemos até agora, tornaremos o ambiente de uma empresa mais seguro.

Um outro recurso para evitar ataques de ransomware é utilizar a autenticação de dois fatores. Isso garante que, mesmo se as credenciais forem comprometidas, há outra camada entre o vírus e o dispositivo que está sofrendo o ataque.

Atualizações em Dia

Uma outra maneira de evitar ataques por ransomware, seria manter os sistemas operacionais e softwares utilizados em PCs e servidores, com as atualizações em dia. Essas atualizações, são uma forma que as empresas que distribuem softwares utilizam, para corrigir as falhas de segurança que podem existir em softwares e são utilizadas para a realização de ataques.

Sendo assim, é muito importante não utilizar softwares Piratas, pois há uma grande chance destes conterem brechas de segurança criadas intencionalmente por hackers.

Não Corra Risco

Não espere até que o desastre aconteça. Em vez disso, tente impedi-los com antecedência. Utilizando os recursos de segurança apresentados neste artigo, o potencial de sofrer um ataque que pode causar grandes problemas é drasticamente reduzido.

Por: Rayan Maia