FALE AGORA COM O COMERCIAL

Fale agora com o Comercial

REDES SOCIAIS

ATENDIMENTO

Como usar a TI Verde para aumentar o faturamento do seu negócio?

Home > Sem categoria  > Como usar a TI Verde para aumentar o faturamento do seu negócio?

“A tecnologia verde
pode ser a maior
oportunidade econômica
do século 20” (John Doerr)

Como junho é o mês do meio ambiente, gostaria de lhe fazer uma pergunta: você já ouviu falar sobre o termo Green IT?

Também conhecido por aqui como TI Verde, este conceito ganha espaço em todos os segmentos do mercado, na indústria e nos negócios em geral.

Em um mundo cada dia mais tecnológico e conectado, onde a sustentabilidade e práticas em prol do meio ambiente são buscadas e valorizadas, é extremamente importante ao profissional de TI adotar esse conceito em seu negócio.

Além de contribuir com a saúde do planeta, a relevância de práticas sustentáveis no mundo corporativo permite aos empreendedores em geral, uma oportunidade incrível de ampliar o faturamento dos negócios.

Se você atua no segmento de TI pode se beneficiar ainda mais do conceito de Green IT, implementando-o na empresa, como parte de sua estratégia.

Mas, afinal, o que é de fato a Tecnologia da Informação Verde?

O seu negócio pode ampliar a receita ao investir na implementação deste conceito?

Como a TI verde e determinadas práticas abordadas por este conceito, pode impactar positivamente o seu negócio?

Estas e outras informações significativas em relação ao tema, você confere a seguir, em mais um post especial que o blog da MAV Tecnologia traz até você.

TI Verde: conceito

Quando falamos sobre o conceito de TI Verde, estamos nos referindo diretamente ao conceito de desenvolvimento sustentável.

Conforme bem define o site da WWF Brasil, uma organização de presença mundial que tem como propósito mudar a atual trajetória de degradação socioambiental:

“O desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”

Diante da explicação acima, podemos afirmar que a TI Verde ou Green IT:

É uma tendência mundial amparada pelo viés da sustentabilidade, uma vez que permite às empresas, através de soluções fornecidas por recursos de computação, minimizar desperdícios e custos. Concomitantemente, pode promover a garantia de recursos, gerando menos impacto ao meio ambiente.

A TI e o impacto ambiental

Alguns dados mostram o quanto o segmento de TI pode impactar no meio ambiente, demonstrando a importância urgente de se adotar práticas sustentáveis.

Só para termos uma breve ideia deste impacto:

  1. Os equipamentos de informática são responsáveis por 2% das emissões de CO2 em todo o mundo;
  2. Datacenters são responsáveis por 23% da emissão de gases de toda TI, enquanto os PCs e os monitores atingem 40%. (Fonte: Consultoria Gartner – 2007).

Vantagens que a TI verde traz aos negócios: aumentar o faturamento do negócio

Em um primeiro momento, quando falamos sobre as vantagens e benefícios de se implementar a TI Verde em empresas e negócios em geral, pensamos sobre o impacto positivo que ser uma empresa “verde” nutre no público.

Ou seja, pensar verde agrega valor à imagem da marca, e o apelo social é gigantesco.

Com isso, além de ser bem vista pelo público em geral, ao mostrar que a empresa se preocupa com o meio ambiente e com o futuro do nosso planeta, ao adotar as melhores práticas sustentáveis, é possível atrair novos investidores e clientes.

Ou seja, as vantagens que a TI Verde traz aos negócios vai além da imagem positiva junto ao público e parceiros comerciais. Ao reduzir os custos operacionais da companhia, é possível aumentar o faturamento do negócio.

Em contrapartida, deixar de ter esse olhar mais sensível em relação a necessidade de se adotar políticas de Green IT nos negócios, significa a curto prazo, ser “devorado” pela concorrência.

Veja abaixo, o que ações de TI Verde trazem de benéfico ao seu negócio:

  1. Aumenta a produtividade;
  2. Reduz custos de processos;
  3. Impacta positivamente a imagem corporativa;
  4. Economiza recursos como o gasto excessivo de energia elétrica em computadores corporativos;
  5. Reduz a necessidade de expansões na infraestrutura da empresa;
  6. Otimização do espaço físico;
  7. Fim de processos desnecessários para a companhia;
  8. Aumento da capacidade de armazenamento de dados;
  9. Maior faturamento para a empresa.

Aliás, já fizemos um texto aqui no blog que fala da importância e benefícios que as práticas verdes promovem ao segmento de Tecnologia da Informação e ao ambiente corporativo em geral, clique no link e confira:

O QUE É O TI VERDE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O MEIO AMBIENTE

Como implementar a TI Verde em seu negócio e aumentar o faturamento?

Desde o revendedor de soluções de TI, até as grandes empresas que criam e produzem softwares, por exemplo, aumentar o faturamento é essencial para manter o negócio ativo e muitas vezes, relevante no mercado, não é mesmo?

Aliando a TI verde com demais estratégias, como por exemplo estudo de mercado e planejamento, fortalecimento e divulgação da marca, as metas traçadas poderão ser atingidas e o faturamento do seu negócio otimizado.

Mas, de que maneira sua empresa/marca/negócio pode implementar um plano de Tecnologia Verde e faturar mais?

Sabemos que as práticas de TI Verde giram em torno da redução do consumo de energia e do descarte de equipamentos de maneira responsável, por exemplo. No entanto, elas não se resumem a isso.

Há 3 níveis de práticas de TI Verde que podem ser implementados em seu negócio, de acordo com o momento em que sua empresa se encontre.

São eles:

  • TI Verde: nível de incrementação tática

Consiste em um primeiro momento, minimizar os gastos excessivos no âmbito da energia elétrica.

Não altera as políticas internas da TI tampouco altera a infraestrutura do negócio.

As medidas adotadas para a incrementação tática da TI Verde são:

  • Desligar automaticamente os equipamentos eletrônicos fora de uso;
  • Monitorar a energia disponível nos equipamentos;
  • Trocar as lâmpadas para modelos mais econômicos;
  • Otimizar a temperatura das salas, etc.
  • TI Verde: nível estratégico

Neste nível, é feita uma auditoria minuciosa que leva em conta a análise dos equipamentos.

As tecnologias até então utilizadas são comparadas com as novas tecnologias, e de acordo com a conclusão, pode ser feito um remanejamento de recursos, upgrade, substituição ou descarte.

  • TI Verde: nível Deep IT

O Deep IT é o nível radical. Mais complexo, visa o aumento do desempenho com o mínimo gasto elétrico.

Com base nos dois primeiros níveis, aqui temos projetos específicos que incluem questões relacionadas aos seguintes aspectos:

  • Refrigeração;
  • Iluminação e realocação dos equipamentos na organização, etc.

Destacamos ainda, algumas ações que podem ser colocadas em prática para o uso verde da tecnologia:

  • Verifique se as salas de servidores e datacenters são energeticamente eficientes. Monitore os sistemas de resfriamento e veja se funcionam com a máxima eficiência;
  • Altere as configurações da impressora para usar menos papel e tinta e prefira sempre a digitalização de documentos, ao invés da impressão;
  • Use software de gerenciamento de energia para gerenciar dispositivos em toda a rede da empresa;
  • Estimule os funcionários a mudarem seus hábitos de trabalho usando sempre que possível, o trabalho remoto com ajuda de teleconferência e videoconferência;
  • Utilize mais energia renovável, entre outros.

Revendedor de soluções de TI: um agente do desenvolvimento sustentável

Talvez você não tenha se dado conta, mas se você ou sua empresa, por exemplo, cria, produz e/ou revende soluções tecnológicas, é bem provável que você já atue como um agente tecnológico do desenvolvimento sustentável.

Afinal, produtos como armazenamento em nuvem, estão alinhados a esta necessidade.

Ao dar ênfase a característica sustentável destes produtos, o revendedor pode usufruir de todos os benefícios que a TI Verde promove, fortalecer sua marca e consequentemente atrair mais clientes e gerar mais vendas, aumentando assim o seu faturamento. Pense nisso!

Conclusão

Como vimos, além de otimizar os recursos da empresa, a redução de custos e o prestígio da imagem de uma empresa, ao lançar mão da TI Verde em seus negócios, é possível alavancar o faturamento, por meio de práticas sustentáveis e uso inteligente da tecnologia.

Luís Roberto Perossi | Redator e professor, com formação em Letras, sou viciado em café, punk rock e literatura. Apaixonado por Marketing de Conteúdo e entusiasta de Tecnologia.

The following two tabs change content below.





×
shares