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Ferramentas que ajudam seu time de vendas a ser mais produtivo

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Como você costuma encarar o setor de vendas de sua empresa? Está feliz com os resultados? Ou acredita que poderia ser melhor e que o fator produtividade deixa a desejar?  Não se preocupa com tais questionamentos?

Na verdade, se você não enxerga seu time de vendas como um setor fundamental para a estratégia do seu negócio, cuidado: o seu concorrente provavelmente sim, e, portanto, deve estar à sua frente, enquanto o seu negócio deixa de prosperar.

Se compararmos fatores comuns em empresas de sucesso, veremos que todas elas encaram a área comercial como uma prioridade.

Isso não significa apostar em “fórmulas mágicas” ou “segredos”, que de forma ilusória, dão a falsa ideia de fazer com que os colaboradores batam metas constantemente e a empresa lucre cada vez mais.

Mas, sim, significa investir em constantes treinamentos, em motivar a equipe e incentivar o espírito colaborativo na empresa, buscando estratégias inovadoras, e especialmente novas tecnologias.

Conscientizar os colaboradores, mostrando a eles que todos jogam no mesmo time, com papeis e funções bem definidos, em busca de um mesmo objetivo, com certeza é o primeiro passo para que sua empresa se destaque no setor de vendas.

Mas, há um desafio que qualquer empreendimento se depara no dia a dia, e que faz com que muitos gestores percam noites de sono: tempo e produtividade.

Dados divulgados pelo portal Agendor, revelam que:

  • 65% dos vendedores não conseguem atingir sua meta de vendas anual (Aberdeen);
  • A maioria dos vendedores gasta mais de 50 dias inteiros realizando atividades que não fazem parte de sua atividade principal (Domo);
  • 80% das vendas acontecem entre o segundo e o quinto contato, mas apenas 20% dos vendedores chegam a fazer um terceiro contato (Thunderhead);
  • Em média, vendedores precisam atualizar 300 contatos no CRM por semana (Implist);
  • Vendedores recebem em média 600 e-mails por semana (The Brevet Group).

Fala a verdade, quantas vezes você já não ficou pensativo (a), buscando maneiras de ajudar o seu time de vendas a ser mais produtivo?

Se você está diante desta problemática, e tem encontrado dificuldades para otimizar o tempo nos processos de vendas, e gostaria de encontrar ferramentas que ajudem seu time de vendas a ser mais produtivo, pode comemorar!

No post de hoje, traremos dicas matadoras (no bom sentido!) sobre como administrar melhor o fator tempo, e como sua equipe de vendas pode usufruir de aplicativos, softwares e poderosas ferramentas para potencializar a produtividade.

Quer trazer resultados expressivos em vendas e alavancar o seu negócio? Então continue a leitura do artigo de hoje aqui no blog da MAV, você não irá se arrepender!

Time de vendas mais produtivo: produção X produtividade

Tempo e produtividade são fatores que estão relacionados, especialmente quando falamos sobre vendas.

É importante, no entanto, termos os conceitos de produtividade e produção bem claros para evitarmos equívocos.

Entende-se como produção, a relação entre o número (quantidade) e a qualidade do que é produzido x recursos. É exatamente no que se refere aos recursos que encontramos o fator tempo, a própria equipe de vendas, o dinheiro investido para gerar as vendas, o marketing, entre outros.

Em suma: o resultado quantitativo é a produção, ou seja, quantas vendas foram realizadas em certo período definido.

Por outro lado, quando falamos sobre a produtividade, nossa referência é a capacidade de produzir resultados cada vez mais otimizados. Ou seja, usar menos tempo e menos recursos.

Dito isso, e levando em conta que por ser um recurso finito, o tempo é cada dia mais precioso para as corporações. A melhor estratégia para potencializar sua equipe de vendas é colaborando com que ela fortaleça a produtividade.

Você precisa de resultados melhores, de mais eficiência nas vendas e tudo isso, usando menos recursos, sobretudo menos tempo, concorda?

Como fazer isso? Utilizando as ferramentas e as estratégias certas para a gestão das tarefas diárias do seu time de vendas.

Ferramentas de produtividade para o time de vendas

Boas ferramentas de trabalho são essenciais em qualquer área, não é mesmo?  Pode ter certeza que para o sue time de vendas, também!

São elas que ajudam os colaboradores a terem alta performance, melhorarem a produtividade e executarem uma gestão de tempo mais eficaz, fazendo assim com que todos saiam ganhando.

A equipe da MAV selecionou algumas ferramentas, as quais listamos a seguir:

  • Sistema de gestão de vendas e relacionamento com clientes (CRM)

Um software CRM é item essencial para que a equipe de vendas possa gerenciar melhor dados como contatos dos clientes e demais informações, com organização e rapidez.

Algumas ferramentas muito utilizadas neste sentido são:

  • Pipedrive;
  • Agendor;
  • Plug CRM;
  • Omie CRM;
  • Moskit CRM.

Ainda em relação a gestão de informações dos clientes, vale a pena conhecer ferramentas como:

  • Evernote;
  • Onenote.

Agora imagine como seria perfeito, uma ferramenta capaz de ajudar a nutrir leads e gerenciar melhor as vendas, gerando integração com o e-mail corporativo com dispositivos móveis.

Bom, se este era seu desejo, você acaba ser atendido (a)!

Essa ferramenta existe, e atende pelo nome de MAV Supramail e traz inúmeras funções para otimizar a colaboração e produtividade.

Com ela, é possível acessar o webmail de qualquer lugar e compartilhar calendários, contatos e tarefas entre a equipe, tornando mais dinâmico o dia a dia da empresa e consequentemente, a produtividade do time.

Ferramentas para gerenciamento de projetos e equipes

Para ganhar tempo na gestão de equipes de vendas e projetos, temos várias opções. Algumas delas destacamos a seguir:

  • Redbooth

Com a possibilidade de realizar até mesmo videoconferências, o Redbooth é um programa capaz de realizar através do monitoramento e compartilhamento de tarefas, o gerenciamento de equipes de vendas. Uma boa opção para líderes e gestores.

  • Trello

Sabe aquele ditado do “quem ri por último ri melhor? “, bom, se você quer uma ferramenta que seja MUITO FÁCIL E INTUITIVA, e ainda por cima bem completa, para contribuir com sua equipe de vendas, digamos que o Trello é a “cereja do bolo”.

É praticamente impossível nos dias de hoje, ao falarmos sobre gerenciamento de projetos e equipes de vendas em geral, sem mencionarmos o Trello. Isso deve-se ao fato do app ser hoje uma principais ferramentas colaborativas do mercado.

A base utilizada pela ferramenta é o sistema de kanban, adotando um intuitivo esquema de fluxo das atividades, com quadros, listas e cartões.

É possível, por exemplo, utilizar a função dos power-ups, como uma espécie de plugin. Dessa forma, potencializa-se ainda mais esta ferramenta tão flexível, gerando integrações com outros serviços, como o Google Drive e outras, como Evernote, Slack, etc.

Aliás, fizemos um webinar sobre Gestão do Tempo e como o uso da ferramenta Trello ajuda neste sentido. Só clicar no link Gestão do Tempo: Uma abordagem prática utilizando o aplicativo Trello.

Como vimos, a tecnologia agrega ao time de vendas melhores resultados, eficiência, ganho de tempo e qualidade na execução das tarefas. Não investir nestas ferramentas é mais do que uma negligência, é jogar tempo e dinheiro fora.

E você, o que tem feito para extrair o melhor em relação às vendas? Compartilhe conosco suas experiências!

Lembre-se, a equipe MAV está sempre se empenhando para oferecer produtos e serviços de qualidades aos nossos clientes. Por isso, quando precisar conte conosco através do número(31) 3211-7777 ou envie uma mensagem.

Luís Roberto Perossi | Redator e professor, com formação em Letras, sou viciado em café, punk rock e literatura. Apaixonado por Marketing de Conteúdo e entusiasta de Tecnologia

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