Malware que visa brasileiros continua se espalhando por e-mails. Proteja-se!

Home > Sem categoria  > Malware que visa brasileiros continua se espalhando por e-mails. Proteja-se!

Desde dezembro de 2013 uma nova forma de malware está se espalhando por e-mails brasileiros. Foram detectadas 9.125 amostras do spam malicioso (malspam) associado como o Banload, uma família de cavalo de Tróia que faz download de outros malwares. Somente neste ano, foram detectadas 2.113 amostras desse malware.

Veja como o ataque acontece e se previna:

1. Aproveitando-se do fato de que muitas pessoas ainda não quitaram o IPTU (Imposto Territorial e Urbano), no ataque, os usuários recebem uma mensagem que afirma ser uma notificação para o pagamento do imposto da Prefeitura com um arquivo para ser baixado.

2. Ao baixar o que o usuário acredita ser um boleto IPTU, ele salva em seu computador um arquivo compactado contendo um Windows executável e um arquivo DLL malicioso e a princípio nada acontece, mas o seu computador já está vulnerável para o ataque.

Malware-disfarçado-de-IPTU-MAV-Tecnologia.png

A última onda de ataques com essa característica foi observada em julho de 2017 e é uma tendência que deve continuar. Os clientes da MAV estão protegidos contra esse ataque, sendo que, nenhuma ocorrência de recebimento foi reportada pelos nossos clientes.

Malware-disfarçado-de-IPTU-barrado-pelo-Antispam-MAV.png

Os usuários localizados no Brasil ou pessoas que usam serviços bancários on-line brasileiros devem estar cientes dessa ameaça e tomar as precauções necessárias, como não clicar em links em e-mails suspeitos.

A MAV possui uma política de melhoria que continua com investimos específicos no Antispam para impedir o recebimento desses e-mails maliciosos. Nesse momento, estamos desenvolvendo novos algorítimos para aumentar ainda mais a eficácia do MAV Antispam que também é aplicado para todos os clientes que utilizam o MAV SUPRAMAIL (E-mail corporativo da MAV).

 


>