
Novo ciberataque do tipo ransomware atinge países nessa semana.
Um novo malware do tipo ransomware (sequestro de dados) tem atingindo à Europa, vem ganhando força nos últimos dias e pode chegar ao Brasil em breve. Assim como ocorreu com o caso mais famoso recente, o WannaCry, dados dos usuários são criptografados e para resgatá-los é necessário realizar o pagamento utilizando bitcoin (moeda virtual).
Entre os principais sistemas que sofreram impacto estão estações de comunicação na Rússia e sistema de metrô e aeroporto na Ucrânia, mas outros países já começam a ser listados como afetados.
Para recuperação dos arquivos criptografados pelo ransomware está sendo solicitado o pagamento de 0,05 bitcoin, com a cotação atual, corresponde a aproximadamente R$ 890,00. Mesmo após o pagamento não existe a garantia de que os arquivos serão liberados para acesso novamente.
Dessa vez, nenhuma vulnerabilidade no sistema operacional Windows está sendo explorada, os atacantes estão utilizando páginas falsas, infectadas, que solicitam a atualização do Adobe Flash Player. Quando a pessoa realiza o download e instalação da suposta atualização ela na verdade está instalando o ransomware que realizará o sequestro dos dados do usuário.
Tela para realizar o download e instalação
Sendo assim, seguem três dicas que preparamos para que seus dados não sejam atingidos por ransomware desse tipo:
- Deve-se tomar cuidado ao realizar o download e instalação de aplicativos solicitados para não se tornar vítima de ciberataques.
- Não acesse realize o download e instalação de aplicativos através de sites não confiáveis.
- Caso seja necessário a atualização do plugin, pode-se buscar através do site ofocial, nesse caso, da Adobe.
- Realize backup dos seus arquivos em nuvem, pois dessa forma, você mantém seus arquivos seguros de forma simples e evita a perda do seu patrimônio digital.