
Panorama das plataformas de e-commerce
O crescimento do mercado digital, a mudança de comportamento e o amadurecimento do e-consumidor tornam o comércio eletrônico cada vez mais atraente e acessível aos empreendedores. Com um número crescente de plataformas procurando se desenvolver e fornecer opções mais avançadas, uma das decisões que mais geram dúvidas entre lojistas é em qual ferramenta investir.
Não existe unanimidade, cada plataforma tem seus prós e contras, não apenas em relação a funcionalidades, mas também custo, complexidade e experiência da equipe. A empresa australiana Built With, especialista em análise competitiva e inteligência de negócio mapeou a representatividade de cada player no último ano.

Fonte Built With – Representatividade de plataformas no mundo
O WooCommerce, plugin do WordPress com foco em venda online, possui 21% de market share no mundo, seguido da canadense Shopify com 18% e Magento 13%.
O mercado americano é um dos principais no mundo, e nos traz, além de números diferentes, alguns novos entrantes.

Fonte Built With – Representatividade de plataformas nos Estados Unidos

Fonte Built With – Representatividade de plataformas no Brasil
Ser uma plataforma com alto grau de aderência é um indicador que não pode ser desconsiderado, porém, nem sempre é fator decisivo. Para auxiliar na tomada de decisão, abordaremos os prós e contras das principais plataformas de mercado. São elas:
WOOCOMMERCE
Nada mais é do que um plugin que possibilita a plataforma de conteúdo open source WordPress, a comercialização de produtos. Lançado em 2011, o WooCommerce tem rapidamente
conquistado relevância no mercado justamente pela popularidade do WordPress. Estima-se que existam mais de 380.000 lojas no mercado mundial utilizando este plugin.
Prós:
- É gratuito. Apesar de sua dependência do WordPress, trata-se de um plugin gratuito.
- Open source. Possui uma grande comunidade trabalhando para a evolução do produto.
- Fácil instalação e utilização. Simples e prático de utilizar.
- Ideal para novos lojistas. Uma boa opção para novos e-commerces com um pequeno catálogo de produtos.
Contras:
- Devido a facilidade de instalação, muitos lojistas não contam com uma equipe técnica adequada para a manutenção do software. Todas as vulnerabilidades exploradas no WordPress serão replicadas para o e-commerce.
- Não possui hosting. A hospedagem é de responsabilidade do lojista, ou seja, a WooCommerce não fornece hospedagem própria.
SHOPIFY
Fundada em 2004, a Shopify é uma empresa canadense que nasceu através de um e-commerce de equipamentos de snowboard. Insatisfeito com o software de comércio eletrônico existente no mercado, um dos fundadores, um desenvolvedor, decidiu construir o seu próprio. A empresa quase dobrou as receitas anuais a cada ano desde 2013, o que mostra quão rapidamente o Shopify está crescendo.
Prós:
- A quantidade de novos templates é alta.
- A plataforma utiliza o modelo SaaS (software as a service), desta forma a hospedagem passa a ser responsabilidade da Shopify.
- Trata-se de uma ferramenta que tem crescido exponencialmente.
Contras:
- Ainda não temos uma sólida voz no mercado. Logo, a loja ainda possui dificuldades para atender 100% ao mercado nacional.
- Pouca mão de obra. Poucos profissionais estão preparados para este desenvolvimento.
MAGENTO
Independente do mercado, o Magento está sempre posicionado próximo à liderança. Com a aquisição da empresa por parte da Adobe, e a mudança de foco da mesma para impulsionar as vendas da versão Enterprise, o Magento tem visto seu “novo” produto, o Magento 2, amadurecer e iniciar a conquista do mercado nacional.
Prós:
- Open Source. Mesmo em sua versão Enterprise, a plataforma é aberta a desenvolvimento e novas implementações.
- Propriedade do software. Todas as customizações efetuadas, em boa parte dos casos, é de propriedade do cliente final.
- Plugins: Alto número de plugins, gratuitos ou pagos.
Comunidade. Por seu modelo e cultura open source, o Magento conta com uma comunidade ativa trabalhando em prol da evolução do software.
Contras:
- Profissionais de mercado. O número escasso de profissionais especialistas ainda é um dificultador, capaz de inviabilizar projetos.
- Custo da versão Enterprise. Em sua versão paga, o valor de licenciamento ainda pode ser encarado como impeditivo para a profissionalização, uma vez que sua versão Community é gratuita.
- Plataforma técnica. É encarado por muitos como uma plataforma técnica, com difícil gestão por parte de usuários menos instruídos.
LOJA INTEGRADA
Uma empresa do Grupo Vtex, a Loja Integrada se posiciona como sendo a solução para clientes brasileiros que querem abrir uma nova loja virtual.
Prós:
- Baixo custo. Seu custo de setup e operação são baixos, possibilitando ao player que ainda não está faturando, ter uma opção enxuta.
- Diversos módulos fundamentais já estão disponíveis para clientes Loja Integrada.
Contras:
- Os planos mais simples possuem limitadores de produtos, visitas e usuários.
- Há uma grande reclamação em relação a instabilidades nos servidores.
Como pudemos ver, as opções são inúmeras, cabendo ao lojista buscar informações que possibilitem-no identificar qual a melhor opção ao seu negócio, sempre em busca do menor custo com maior retorno.
Autor: Nelson Brandão Filho – Há 13 anos atuando em Governança de TI e Projetos. Vivenciando projetos de comércio eletrônico e atualmente, usuário da plataforma Magento.