
Trabalho Em Home Office – Os desafios Dos Gestores De TI
O setor de TI sempre foi um grande usuário do teletrabalho, principalmente quando o domínio da tecnologia de informática era exclusividade de especialistas da área. Hoje os tempos são outros. A tecnologia se aproximou do usuário leigo, a infraestrutura das comunicações melhorou enormemente e as empresas passaram a adotar softwares mais simples e colaborativos. Esta foi a receita para que profissionais de quase todos os setores da empresa pudessem, também, executar trabalhos à distância. Aí, caiu no colo do gestor de TI, de forma quase inesperada, a tarefa de fazer o processo funcionar adequadamente.
Listamos abaixo 8 questões para se ter em mente na implantação do teletrabalho na empresa.
1 – Local do trabalho
O local onde o funcionário executará o trabalho à distância deve ser escolhido com bastante critério. Condições inadequadas que possam gerar muitas interrupções levam à perda de produtividade.
2 – Treinamento
O Profissional que trabalhará em home-office levará para o novo ambiente problemas técnicos que não são do seu domínio, e normalmente resolvidos pelo pessoas de TI. Os mais comuns estão relacionados com conexão nas redes wifi, proxies e impressão remota, sem falar nos sistemas internos como ERP e CRM. Um bom treinamento é extremamente importante para evitar essas adversidades.
3 – Suporte técnico
No ambiente da empresa até o colega do lado pode resolver pequenos problemas técnicos do dia-a-dia. Estando em home-office, o funcionário não terá o mesmo apoio, assim ele deverá saber como acessar o suporte técnico e como usá-lo. Considere também a instalação de programas de acesso remoto, como Team Viewer.
4 – Equipamentos
Recomenda-se que o funcionário utilize computador fornecido pela empresa com ferramentas de proteção e rastreabilidade. Apesar do funcionário não estar fisicamente no ambiente da empresa, ela é a responsável legal por sua ações.
5 – Comunicação de dados
Verifique as condições da conexão banda larga que o funcionário usará nos acessos aos sistemas da empresas. Quando se tratar de trabalho que não pode ser interrompido, considere o backup usando redes 3G/4G.
6 – Política de segurança
Não se descuide da proteção dos dados e recursos computacionais da empresa. Implemente o acesso com senhas de duplo fator de autenticação e se possível, o princípio do privilégio mínimo nos softwares de gestão ou CRM.
7 – Ferramentas de comunicação
Avalie a utilização de ferramentas de teleconferência para reuniões virtuais e apresentação remota de produtos, como Skype, WebEx ou Hangout.
8 – Evite passivos trabalhistas
Instale softwares de controle de ponto para garantir a utilização do computador apenas no horário de trabalho. O mesmo procedimento deve ser feito em relação ao serviço de e-mails. Isso pode evitar ações trabalhistas requerendo horas extras.
Por: Henrique Colchete