FALE AGORA COM O COMERCIAL

Fale agora com o Comercial

REDES SOCIAIS

ATENDIMENTO

Traçando estratégias de segurança cibernética para sua empresa

Home > Sem categoria  > Traçando estratégias de segurança cibernética para sua empresa

Alguma vez você já parou para pensar sobre os riscos que um ataque cibernético pode trazer para sua empresa?

Se a sua resposta é não, ou se você até já pensou, mas não adotou nenhuma estratégia neste sentido, é bom se mexer.

De acordo com uma matéria publicada pelo Jornal do Comércio, o Brasil é o terceiro país no mundo, com maior fluxo de ataques cibernéticos em dispositivos conectados à internet!

Os dados são fruto de um relatório global, produzido pela empresa de cibersegurança no segmento de Internet das Coisas (IoT) Symantec.

A “medalha de bronze” reflete que, de todos os ataques no mundo, 9,8% deles ocorreram somente no Brasil.

Os Estados Unidos ocupam a segunda posição, com 10,1%, enquanto a China lidera, com 24%.

Caso estes dados ainda não sejam suficientes para lhe preocupar em relação a necessidade de implementar estratégias de segurança cibernética em sua empresa, há outros estudos que mostram o quanto tal iniciativa se faz imprescindível.

Segundo o Laboratório de Segurança Digital da PSafe, apenas no primeiro semestre de 2018, detectou-se cerca de 120,7 milhões de ataques cibernéticos. Isso significa o exorbitante aumento de 95,9%.

O mais assustador é que mesmo diante deste cenário, muitas empresas não se preocupam em ter uma estratégia de segurança cibernética implementada. E até mesmo quem investe em segurança, muitas vezes o faz de forma deficiente e precária.

É fato que quando falamos em relação às pequenas e médias empresas, os cibercrimes são mais intensos, uma vez que estas organizações são- via de regra, muito mais propensas aos ataques.

A grande verdade é que com a vulnerabilidade em relação aos ataques, sua empresa pode em questão de segundos, perder todos os dados, informações de valor e amargar prejuízos sem precedentes.

Sim, meu caro e minha cara leitora: não adotar estratégias assertivas de segurança em seu negócio certamente causará estragos irreparáveis, decretando rombos financeiros e o fim do seu sonho de empreender.

Mas, como começar? Quais as estratégias são necessárias para implementar segurança cibernética nas empresas do zero?

A gente te conta tudo a seguir, continue conosco acompanhando a seguir mais um artigo feito especialmente para você!

Estratégias de segurança cibernética nas empresas: quais os principais tipos de ataques?

Para começar do zero a traçar as melhores estratégias de segurança e proteger seu patrimônio dos ataques de hackers, o primeiro passo é conhecer o universo dos ataques cibernéticos. Se trata de um sistema que vive em constante evolução e, portanto, merece sua atenção e acompanhamento.

Listamos a seguir, alguns dos principais tipos de ataques cibernéticos:

  • Criptojacking

Este ataque consiste em sequestar a capacidade de processamento de um equipamento de terceiro, com o intuito de lucrar através do processo de mineração de criptomoedas.

Para tanto, os criminosos lançam mão do artifício de scripts para infectar seus alvos, executando-os no navegador do usuário.

De acordo com informações divulgadas pelo portal Computer World, o ranking de ataques criptojacking na América Latina é o seguinte:

1-Peru (30,72%);

2- México (17,41 %);

3- Equador (8,89%);

4- Brasil (7,73%);

5- Argentina (7,08%).

  • Ataques de phishing

O phishing é um tipo de ataque à segurança bem “tradicional”. Porém, ele se reinventa e constantemente evolui e mostra novas características.

Este ataque se baseia na disponibilização de um link malicioso enviado geralmente por e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas.

Ao clicar no link, o usuário acaba fazendo o download de um malware ou ainda, pode ser direcionado até um site que roubará seus dados.

A evolução e sofisticação deste tipo de ataque é tamanha, que cerca de 35% desses ataques registrados somente no segundo trimestre do ano passado, tinham hospedagem em sites com protocolo HTTPS, segundo dados do Antiphishing Working Group.

Ou seja, foi-se o tempo que confiar em uma página ou site, levando em conta apenas o HTTPS no início do endereço, garantia a segurança do usuário.

  • Malware

Dentre as principais ameaças, especialmente para quem não adota estratégias de segurança cibernética, o malware continua sendo potencialmente maléfico e relevante.

Segundo revelou o ESET Security Report 2018, o malware é a principal causa de infecções que levam a incidentes de segurança no meio corporativo.

Vale dizer que somente para sistema operacional Android, são desenvolvidos mensalmente cerca de pelo menos 300 malwares.

Alguns são produzidos sob medida para afetar os dispositivos da chamada Internet das Coisas.

  • Ransomware

Neste modelo de ataque, temos a infecção por um tipo de malware capaz de impedir com que os usuários consigam acesso ao sistema ou arquivos pessoais.

Ao bloquear o acesso, os cibercriminosos exigem do usuário o pagamento de um resgate para a recuperação do acesso.

Segundo estudos, até o ano de 2017, 35% das pequenas e médias empresas foram alvo de um ataque de ransomware.

  • Spam

O spam também é tido como um tipo de ataque à segurança cibernética. Consiste no uso de determinados canais para enviar mensagens não solicitadas. O e-mail é o canal mais comum, no entanto, o spam também ocorre em blogs e até mesmo fóruns da internet.

No geral, o spam está infectado de um código malicioso que, caso seja baixado por quem acessa, pode infectar o dispositivo e gerar uma série de danos.

Traçando estratégias de segurança cibernética para sua empresa

Diante de tantos ataques cibernéticos, é preciso defender efetivamente os seus negócios e responder rapidamente as ameaças, minimizar os danos e continuar operando, mesmo sob ataque.

Para te ajudar neste sentido, selecionamos na lista abaixo, algumas dicas para que você trace estratégias de segurança cibernética para sua empresa, mesmo partindo do zero:

  • Rastreie as ameaças e defenda-se contra elas em toda a empresa

Fazer uma análise e o rastreio de possíveis vulnerabilidades no ambiente digital da empresa é o primeiro passo para que as estratégias de segurança sejam adotadas.

Procure mapear detalhadamente os erros de utilização do sistema e as falhas operacionais. Dessa maneira será possível prevenir potenciais eventuais ameaças e solucioná-las antes que ocorram.

Adotar o Gerenciamento de Risco em Segurança da Informação é fator determinante para que a Cyber Security seja bem-sucedida.

  • Identifique o nível de ameaça e alinhe seu orçamento

Direcionar o foco do investimento em segurança é primordial para que sua estratégia seja assertiva. Dessa forma, é possível adotar as melhores soluções de Cyber Security que se aplicam à realidade da organização

Por exemplo, se o nível maior de ameaça envolve registros pessoais e dados dos clientes, dê prioridade de investimento a este setor.

  • Crie regularmente backups de segurança dos dados da organização

A melhor recomendação para criar backups de segurança de dados é por meio do armazenamento em nuvem. Dentre os produtos existentes no mercado atual, podemos destacar o MAV PC Backup.

Com ótimo custo X benefício e praticidade de uso, este backup em nuvem corporativo consegue não apenas armazenar, mas sobretudo executar a plena proteção de dados fora da empresa, em um ambiente seguro. Com isso, você cria um escudo contra crimes e ataques ao seu patrimônio digital, caso de vírus, ransomware, perdas e roubos de informações em geral.

  • Use antispam

Lixo eletrônico e mensagens fraudulentas devem ser eliminadas quando você implementa as melhores estratégias de segurança para seu negócio.

Uma ferramenta importante para somar às estratégias neste sentido, é o uso de um antispam.

Com ele você se previne, evitando que criminosos possam sequestrar os dados do computador da sua empresa.

Para o bloqueio destas ameaças, a dica é usar o MAV Antispam. Criado exatamente para suprir as necessidades do mercado brasileiro, o produto tem a capacidade de filtrar mensagens indesejadas ainda na nuvem, com 99% de eficiência.

Além disso, está em constante evolução e é considerada uma das melhores tecnologias na proteção dos e-mails corporativos.

Como vimos, implementar estratégias eficazes de segurança cibernética determina estudo, atenção, tempo e esforço mútuo, tanto de gestores quanto de colaboradores.

Apostar em um plano de segurança cibernética para a empresa é a melhor forma de garantir que seu negócio prospere. Adotando as estratégias corretas, a segurança em TI será otimizada e você garantirá a proteção de sua empresa, bem como dos dados de seus clientes.

Aproveite e conheça as soluções sob medida que a MAV traz até você para alavancar a segurança da sua empresa e de seus negócios!

Luís Roberto Perossi | Redator e professor, com formação em Letras, sou viciado em café, punk rock e literatura. Apaixonado por Marketing de Conteúdo e entusiasta de Tecnologia

The following two tabs change content below.





×
shares