Vamos falar da segurança digital da sua empresa?

Home > Segurança  > Vamos falar da segurança digital da sua empresa?

A segurança digital da sua empresa, é prioridade, ou você ainda não havia pensado nisso?

Como você tem feito a gestão da segurança dos dados e TI em seu negócio?

Se você não investe neste quesito, tampouco se preocupa com essa questão, tenho uma má e uma boa notícia.

A má notícia é que muito provavelmente, hackers tenham o seu negócio na mira, se é que já não “atiraram” e acertaram no alvo, ou seja,  na falta de segurança digital da empresa.

A boa notícia é que você pode se defender, mas precisa ser rápido (a) nisso, ok?

No post de hoje, iremos falar sobre os principais desafios que empreendedores que mantém negócios, especialmente no âmbito digital, enfrentam dia a dia, em relação à segurança de suas informações.

Quais são os impactos que uma falha de segurança digital pode promover ao seu negócio?  Qual a principal porta de entrada para determinados tipos de ataques virtuais e como se precaver deste risco, até então, iminente?

Saiba por que você deve investir em segurança digital e confira a seguir como proteger seu patrimônio com as nossas dicas!

 

Segurança digital da sua empresa: por que você deve investir?

 

Mais do que falarmos sobre segurança de TI para sua empresa, é preciso partir para a ação, antes que seja tarde.

Dados recentes apontam que o Brasil é um dos principais alvos de ataques cibernéticos do mundo.

Você sabia que o número de links maliciosos detectados atingiu 120,7 milhões, somente em 2018? É o que indica o 4º Relatório de Segurança Digital no Brasil.

Isso significa que no Brasil, a cada 3 pessoas, uma é alvo em potencial.

Ocupando a segunda posição no ranking mundial de cibercrimes, um dos métodos de ataques mais utilizados pelos hackers em empresas do país é o ramsomware.

Se trata do famoso “sequestro de dados”. O hacker “sequestra” o notebook, PC, smartphone da empresa, ao inserir no dispositivo um software malicioso, capaz de extrair dados e  bloquear o dispositivo. O acesso só é novamente liberado ao dono, após ele pagar um resgate aos criminosos.

Tempos atrás, este crime cibernético era muito utilizado em grandes empresas. No entanto, hoje o alvo é mais amplo, com foco também em pequenos e médios negócios.

Uma pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), confirma o fato. Segundo o estudo, “as indústrias de pequeno e médio portes são as mais suscetíveis aos ataques virtuais.”

Diante desse cenário, os hackers não apenas praticam a extorsão, como também atuam com  a sabotagem cibernética. Eles interrompem o fluxo de informações nas empresas e geram perdas inestimáveis.

Outro tipo de ataque muito comum se dá por meio do phishing, especialmente via apps de conversação e e-mails que não possuem antispam. Vale dizer: o Brasil é o país que mais recebe ataques phishing em todo o mundo, segundo  pesquisa.

Tal brecha é uma verdadeira porta de entrada, que coloca em risco a segurança digital da empresa e gera impactos negativos no negócio. 

Por meio do phishing,  o criminoso “lança” uma isca, com o intuito de roubar informações da empresa.

Pode surgir por meio de um link malicioso ou anexo no e-mail. Quando o usuário clica, instala no dispositivo um software que irá captar informações confidenciais.

Mais do que instruir e treinar a equipe da empresa, é extremamente importante apostar em uma política de segurança de TI. Outro ponto fundamental é investir em backup de dados em nuvem, bem como em um e-mail corporativo com ação antispam.

 

 

Os impactos negativos de ataques cibernéticos

 

Ao apresentar vulnerabilidade na proteção do sistema e dos dados da empresa, muitos são os impactos negativos que poderão incidir sobre o seu negócio, em decorrência de ataques virtuais.

Alguns exemplos são:

  • Perdas financeiras devido ao vazamento de dados. Há casos bem conhecidos, como o que ocorreu com o Yahoo e a Uber ( que foi obrigada a desembolsar a quantia de US$ 148 milhões em 2018 pelo vazamento de dados de 25 milhões de seus usuários nos EUA);
  • Clientes desconfiados e insatisfeitos com a sua empresa, afinal, falhas na segurança da informação geram danos na relação do público com a organização;
  • Reputação da empresa abalada, uma vez que ao ter os dados dos clientes vazados, cria-se o desgaste na imagem da empresa, afastando novos clientes e perdendo outros já fidelizados.

Sendo assim, a solução para gerar valor ao seu negócio, otimizar a comunicação, e ter um bom aparato competitivo, é investir na segurança e softwares que potencializem a proteção.

 

Ferramentas vitais de segurança para se blindar dos principais riscos

 

Certamente, diante de tudo o que foi dito acima, você deve ter pensado: “Preciso defender meu patrimônio e manter os dados dos meus clientes, seguros. O que fazer para me prevenir? “

Em primeiro lugar, adotar bons produtos  para a realização de backup em nuvem, e-mail corporativo e antispam são itens básicos e fundamentais para garantir mais tranquilidade e minimizar a ocorrência e os impactos de ataques cibernéticos via phishing, por exemplo.

Para superar os desafios rotineiros em relação à segurança digital, é importante também mapear os riscos de segurança da informação na empresa.

Contratar uma consultoria, muitas vezes oferecida por um revendedor de soluções de segurança em TI, é uma ótima alternativa.

 

 

Dicas importantes para prevenir ataques de hackers

 

A equipe da MAV selecionou algumas dicas pra te ajudar a prevenir e minimizar a ação de cibercriminosos, anote aí:

  • E-mail veio com um link? Não clique antes de verificar! A orientação aos colaboradores da empresa é a de passar o mouse sobre o link e ver se de fato, ele pertence ao emissor. Com um e-mail corporativo dotado de antispam, você poderá ficar mais tranquilo (a);
  • Use antivírus e mantenha-o atualizado;
  • Faça backup em nuvem;
  • Ofereça treinamento aos seus colaboradores, aplicando normas de segurança digital.

E então, como anda a segurança digital do seu negócio? Que tal começar a pensar com carinho em seu patrimônio?  Se tiver dúvidas e precisar de uma ajudinha, é só falar com nossos consultores que iremos lhe ajudar!

 

Luís Roberto Perossi | Redator e professor, com formação em Letras, sou viciado em café, punk rock e literatura. Apaixonado por Marketing de Conteúdo e entusiasta de Tecnologia