Slide
  FALE COM UM GERENTE COMERCIAL AGORA MESMO

O que é e como utilizar a Auditoria?

Após acessar o Painel de Controle http://painel.supramail.com.br/ siga os procedimentos:

Ao acessar a “Página Inicial” do painel de controle, dê um duplo clique no domínio “dominio.com.br” (1).

Na guia “Monitoramento” (2), clique em opção “Auditoria” (3).

Em “Filtro por:” exitem as funcionalidades abaixo:
Opção “De” e “Até” (4), selecione a data que deseja realizar o filtro específico.

Guia “Remetente” (5) – adicione o remetente específico para realizar a busca alinhada.
Guia “Destinatário” (6) – adicione o destinatário específico para realizar a busca alinhada.
Guia “Assunto” (7) – adicione o assunto do e-mail (Exemplo: Nota Fiscal).

Guia “IP” (8) – informe o IP utilizado pela conta no momento do envio (Exemplo: 198.17.13.17).
Guia “Status” (9) – neste campo, você pode adicionar qual status adicionar ao filtro, sendo eles: “Ok” (11), “Na fila” (12), “Erro de Entrega” (13), “Pré-Bloqueio” (14), “Spam” (15), “Vírus” (16), “Bloqueio administrativo” (17) e “Outros” (18).

Guia “Somente e-mails com anexo” (19) – será realizado o Filtro somete dos e-mails que contém anexos como .PDF, .DOC e entre outros.
Enfim, após adicionar os dados em “Filtrar por”, clique me “Filtrar” (20). Caso queira remover os dados inseridos no “Filtra por” clique em “Limpar” (21).

Na barra de ferramenta da auditoria exite as funcionalidades abaixo:

“Atualizar” (22) – para atualizar a página atual clique na opção Atualizar.

“Enviar agora” (23) – Quando um e-mail é barrado no status “Na Fila” clique na opção.

“Cancela Envio” (24) – Por algum motivo a mensagem não foi entregue ao servidor do destinatário, você pode cancelar o envio da mesma no servidor.

“Liberar e-mail” (25) – Quando uma mensagem é barrada na “Quarentena de SPAM” ou Bloqueio Administrativo” clique em “Liberar e-mail” e a mesma será entregue na caixa postal.

“Reportar como SPAM” (26) – Consta na Auditoria uma mensagem no status “Ok”, entretanto a mensagem é um e-mail SPAM, clique na opção “Reportar como SPAM”, desta forma, a mensagem será enviado para base de dados antispam do Servidor de Hospedagem.

“Enviar Cópia” (27) – Selecione um e-mail que contém o corpo da mensagem na auditoria e clique em “Enviar cópia” e informe a conta que será enviada a cópia.

“Re-enviar e-mail” (28) – Selecione um e-mail que contém o corpo da mensagem na auditoria e clique em “Re-enviar e-mail”, logo a mesmo será reenviada ao destinatário.

“Cópia Autenticada” (29) – Selecione um e-mail que contém o corpo da mensagem na auditoria e clique em “Cópia Autenticada”, desta forma será aberto em uma nova janela a autenticidade da mensagem selecionada.

“Salvar Como” (30) – Selecione um e-mail que contém o corpo da mensagem na auditoria e clique em “Salvar Como”, irá ser exibido duas opções “CSV” e “ZIP”

CSV – Está funcionalidade será realizado download de uma lista contendo as informações da Auditoria (Hora/ Data, Assunto, Tamanho, Anexos, IP, Remetente, Destinatário, Status”

ZIP – O Servidor de Hospedagem irá gerar um link para realizar o download das mensagens selecionadas.

“Adicionar à:” (31) – Será exibida as opções “Lista branca”, “Lista Negra”. Selecione um e-mail que contém o corpo da mensagem na auditoria e clique em “Adicionar à:”, clicando ambas as opções é possível adicionar o “E-mail”, “Domínio” “IP” do remetente na “Lista branca” Ou “Lista Negra”.

O que é e como utilizar o Netview?

Para iniciar o processo de visualização e filtro de e-mails via netview do usuário, na tela inicial do Painel de Controle do usuário, como exemplo, será utilizado “teste@domínio.com.br”, clique em “Netview” (1).

Para que a busca no filtro do netview fique mais apurada, é possível filtrar por “Remetente” (2) e/ou “Destinatário” (3), para tal insira um e-mail “teste@dominio.com.br” ou domínio “dominio.com.br” nos respectivos campos, lembrando que domínio é tudo aquilo que vem após o “@”.
Em “Assunto” (4), a busca pode ser realizada por alguma palavra contida no assunto do e-mail.
Em “Status”, a busca pode ser realizada por algum status de e-mail contido na opção (5).

 

Após definir os dados da busca clique em “Filtrar” (6), os e-mails serão carregados conforme filtro realizado. Abaixo da opção “Filtrar”, será exibido um gráfico com o fluxo de e-mails enviados e recebidos, além de seus status.

Após carregar os e-mails filtrados, o netview disponibiliza algumas ações para os e-mails, veja na opção (7):

Atualizar: Irá atualizar em tempo real a tela dos e-mails filtrados, caso alguma ação tenha sido realizada, por exemplo, liberar um e-mail que estava com status “Na Fila”.

Enviar agora: Caso algum e-mail esteja preso com status “Na Fila”, clicando nesta opção, será feita uma nova tentativa de envio, se o servidor remoto estiver disponível o e-mail será enviado e seu status mudará para “OK”.

Cancelar Envio: Caso algum e-mail esteja com status “Na Fila”, clicando nesta opção, o e-mail em questão terá seu envio cancelado.

Liberar e-mails: Caso algum e-mail chegue com status Spam ou algum tipo de bloqueio administrativo, nesta opção é possível liberá-lo para a caixa postal do usuário.

Reportar Spam: Se algum e-mail não válido chegar com status “Ok”, clicando nesta opção, o e-mail será denunciado como Spam.

Enviar Cópia: Envia uma cópia do e-mail selecionado para outro e-mail.

Reenviar e-mail: Reenvia o e-mail para o destinatário.

Cópia Autenticada: Retira uma cópia autenticada do e-mail.

Salvar Como: Os e-mails podem ser salvos nos formatos ZIP e CVS.

Adicionar a: Adiciona uma conta de e-mail à lista de remetentes confiáveis do usuário.

Na opção (8), é possível habilitar algumas opções de informações dos e-mails, data/hora, assunto, tamanho, anexos, ip, remetente, %(indica a porcentagem de spam de um e-mail), destinatário, status e observações.

Como recuperar mensagens através da auditoria?

Após acessar o Painel de Controle http://painel.supramail.com.br/ siga os procedimentos:

Caso 1:

Ao acessar a “Página Inicial” do painel de controle, dê um duplo clique no domínio “dominio.com.br” (1).

Na guia “Monitoramento” (2), clique em opção “Auditoria” (3).

Para realizar a recuperação de e-mails enviados pela a caixa postal

Em “Filtro por” configure:

Na opções “De” e “Até” (3), selecione a data que deseja realizar o filtro específico.

Guia “Remetente” (4) – adicione a conta de e-mail que deseja recuperar os e-mails.

Guia “Status” (5) – neste campo, você pode adicionar qual status “OK” e clique em “Filtrar”(6).

Selecione os e-mails que deseja recuperar e clique em “Enviar Cópia” (7), escreva o e-mail de destino e clique em “Ok”

Para realizar a recuperação de e-mails recebidos na a caixa postal

Em “Filtro por” configure:

Na Opções “De” e “Até” (8), selecione a data que deseja realizar o filtro específico.

Guia “Destinatário” (9) – adicione a conta de e-mail que deseja recuperar os e-mails.

Guia “Status” (10) – neste campo, você pode adicionar qual status “OK” e clique em “Filtrar” (11)

Selecione os e-mails que deseja recuperar e clique em “Re-enviar e-mail”(12). Será exibida a mensagem confirmando o “Re-envio”.

Caso 2:

Em “Filtro por” configure:

Opção “De” e “Até” (13), selecione a data que deseja realizar o filtro específico.

Guia “Remetente” (14) – adicione a conta de e-mail que deseja recuperar os e-mail enviados pela mesma.

Guia “Status” (15) – neste campo, você pode adicionar o status “OK” e clique em “Filtrar”(16).

Selecione os e-mails que deseja recuperar e clique em “Salvar Como” (17), clique no botão “ZIP”. Desta forma, o Servidor de Hospedagem irá gerar um link para realizar o download das mensagens selecionadas. Acesse o seu e-mail clique no link e realize o download.

O que são os status das mensagens na auditoria?

Status “Ok” (1) – A mensagem foi recebida com sucesso e pode ser acessada através do webmail do cliente.
Status “Na Fila” (2) – O Servidor de Hospedagem está tentando entregar a mensagem, mas não está conseguindo. Geralmente isso é causado por um problema de DNS ou de disponibilidade do servidor do destinatário. Novas tentativas de entrega acontecem automaticamente a cada 20 minutos. Selecione a mensagem na auditoria e clique em “Enviar Agora” para forçar uma tentativa de entrega imediata da mesma.
Status “Erro de Entrega” (3)- O Servidor de Hospedagem tentou entregar a mensagem, mas o servidor de e-mail do destinatário a recusou. As informações sobre o motivo da recusa da mensagem podem ser visualizadas no campo Observação na auditoria e para resolução do problema o remetente deve entrar em contato com o destinatário da mensagem, não sendo possível realizar nenhuma operação pelo suporte.
Status “Pré- Bloqueio” (4) – Descontinuado.
Status “SPAM” (5) – A mensagem foi barrada por conter um conteúdo comercial ou Phishing.
Status “Vírus” (6) – Ocorre quando o Servidor de Hospedagem por algum motivo não consegue verificar o anexo da mensagem, logo a mesma é barrada pois a mensagem contem vírus.
Status “Bloqueio Administrativo” (7) – Existe uma restrição no Filtro Antispam que ocasionou o bloqueio. Consulte o campo “Observação” na Auditoria para visualizar o motivo do bloqueio.
Status “Outros” (8)
“Cancelado pelo remetente” – No momento do envio o usuário cancelou a ação antes que o Servidor de Hospedagem finalizasse a entrega para o servidor do destinatário.
“Mensagem Muito Grande” – O tamanho do e-mail excede 50.0 MB.
“Relay Negado” – Ocorre quando a caixa postal não está realizando a autenticação no servidor de saída de e-mails mail.dominio.com.br.
“SPF” – O administrador do domínio do remetente ativou o SPF em seu domínio e não permite que mensagens sejam enviadas através do IP que tentou realizar a entrega desta mensagem. A configuração de SPF do domínio do remetente é de responsabilidade do técnico do provedor de e-mails do remetente.